Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ivan Batista possui Residência Médica em Cirurgia Geral...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iUma infecção intestinal pode persistir apesar das medidas iniciais de tratamento, que incluem hidratação e reposição da flora. Nesses casos, o uso de antibióticos pode ser indicado para a melhora do quadro.
“Geralmente os antibióticos para infecção intestinal são indicados quando as medidas iniciais de tratamento não produzem resultados satisfatórios ou quando os sintomas evoluem para uma condição mais grave, incluindo febre persistente”, fala o proctologista Ivan Batista.
Mas quais são os antibióticos para infecção intestinal mais indicados? Continue lendo para entender!
Antibiótico para infecção intestinal
Além dos casos citados, o médico indica que o uso de antibióticos para infecção intestinal é necessário em casos severos e em pacientes imunodeprimidos, “em que a intervenção antibiótica é vital para controlar a infecção e prevenir complicações adicionais”, explica.
Segundo ele, os antibióticos para infecção intestinal mais indicados, como a azitromicina e o ciprofloxacino, podem contribuir para a melhora do quadro. Eles ajudam no tratamento de doenças como diarreias e gastroenterites, causadas por bactérias específicas.
Saiba mais: Antibiótico para infecção intestinal: qual o melhor?
Azitromicina e ciprofloxacino
A azitromicina é frequentemente prescrita para tratar infecções intestinais agudas, como a diarreia dos viajantes ou shigelose, enquanto o ciprofloxacino, um antibiótico de amplo espectro, pode ser recomendado para o tratamento de infecções intestinais bacterianas, abrangendo condições como shigella, febre tifoide e diarreia dos viajantes.
É imprescindível buscar orientação médica antes de iniciar o uso de antibióticos para infecção intestinal. Esses medicamentos podem apresentar algumas contraindicações, incluindo hipersensibilidade a determinados antibióticos, condições hepáticas como cirrose e insuficiência renal.
Saiba mais: O uso de antibióticos prejudica a flora intestinal?
Além disso, é importante estar ciente dos efeitos colaterais comuns, como dor de estômago, náuseas e vômitos, má digestão, falta de apetite, diarreia e presença de sangue ou muco nas fezes.
Por isso, durante o tratamento, o paciente deve repousar e adotar uma hidratação adequada para reduzir desconfortos e promover a recuperação.
Saiba mais: Comer um abacate por dia pode melhorar a saúde intestinal
Referências
ANVISA. Azitromicina - comprimido revestido. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=141070610>. Acesso em 23 fev 2024
ANVISA. Ciprofloxacino - comprimido revestido. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=125680150>. Acesso em 23 fev 2024