Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e com especialização em Ginecologia pelo Depar...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iUm vídeo criado pela rede BabyCenter mostra detalhadamente todo o processo de parto normal. Em poucos minutos, é possível entender todas as etapas do nascimento desde as primeiras contrações até a chegada do bebê. "O trabalho de parto é um processo progressivo, dependente das contrações uterinas que vão promover a dilatação do colo uterino e a descida do feto pelo canal do parto", diz o ginecologista Cláudio Basbaum. Vale a pena assistir ao vídeo e acompanhar todo esse processo bem de perto.
Entenda o que é o trabalho de parto
O trabalho de parto é um processo progressivo, dependente das contrações uterinas que vão promover a dilatação do colo uterino e a descida do feto pelo canal do parto. "No início, as contrações são menos frequentes, irregulares, menos intensas e de menor duração, acompanhadas de leves dores ou desconforto lombar. O colo do útero vai sendo dilatado ainda lentamente: é a chamada fase latente, que tem duração de 12- 20 horas nas primigestas", conta o especialista.
Saiba mais: Saiba tudo sobre o parto normal
Para que servem as contrações do trabalho de parto?
Cada contração traciona as fibras musculares do colo, promovendo progressivamente sua dilatação até 10 centímetros e pressionando para baixo a bolsa d'água e o bebê. A dilatação do colo é diagnosticada e monitorada pelo "toque vaginal". A fase ativa e a fase expulsiva se caracterizam pela maior intensidade, frequência e duração das contrações. No período expulsivo as contrações se repetem a cada 1-2 minutos, com duração média de 1 minuto, promovendo a saída do bebê pelo canal vaginal.
Conheça as vantagens de ter um parto normal
Conhecer melhor o processo e as vantagens do parto normal, é uma forma das mulheres se sentirem mais preparadas e confiantes para vivenciar esse momento sem ter medo. Pensando nisso, separamos os principais benefícios dessa via de parto:
- O bebê nasce no tempo dele;
- a recuperação pós-parto da mulher costuma ser melhor e mais rápida;
- a ocitocina (o hormônio do amor) é liberada durante todas as contrações até o nascimento do bebê e ela aumenta o vínculo entre mãe e filho;
- a descida do leite, conhecida como apojadura, acontece em menos tempo;
- o bebê também se beneficia ao passar pelo canal de parto, o que auxilia na formação do sistema imunológico.
- o mecanismo do parto vaginal leva à compressão dos pulmões, que faz o líquido que está dentro deste órgão sair de forma natural, fazendo com que o bebê respire corretamente.
É importante sempre buscar informações atualizadas e confiáveis sobre o tema, além de contar com o apoio de profissionais capacitados para acompanhar todo o processo de gestação, como o seu ginecologista de confiança e uma doula.
Quando o parto normal não pode ser feito?
Caso você queira muito ter uma via de parto normal, é importante saber que, em alguns casos, cesariana deve ser feita como uma medida emergencial. Existem diversas situações em que o parto normal pode não ser seguro para a mãe ou para o bebê, como por exemplo em casos de placenta prévia, sofrimento fetal agudo, desproporção cefalopélvica ou distócia fetal. Embora seja um procedimento seguro quando é corretamente indicado, a cesariana traz consigo um tempo maior de recuperação pós-parto e um risco maior de complicações. Por este motivo, ela deve ser feita apenas em último caso e com recomendação médica.