Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2010. Fez especialização em Ginecologia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Nesta segunda-feira (11), Beatriz, participante do Big Brother Brasil 24, se negou a usar absorvente interno pelo fato de ser virgem. A cena ocorreu após o colega de confinamento Matteus sugerir que a jovem utilizasse o item para entrar na piscina, ideia que logo foi descartada pela vendedora e a sister Alane. “Não dá, né, sou virgem. Não dá pra botar nada aqui, nunca foi botado nada. Como vou botar um negócio agora?”, declarou a vendedora. Mas afinal, virgem pode usar absorvente interno?
Virgem pode usar absorvente interno?
De acordo com Roberta Simonaggio, ginecologista e obstetra, quem é virgem pode sim usar absorvente interno. A dúvida a respeito do uso do absorvente interno por mulheres virgens existe devido a existência do hímen, uma membrana de mucosa localizada na entrada da vagina, que se rompe durante a primeira relação sexual com penetração da mulher. No entanto, se inserido de forma correta, o absorvente interno não danifica o hímen.
Em alguns casos, o hímen não se rompe por completo mesmo após a relação sexual, o que abre precedentes para outras interpretações sobre o que se considera virgindade. “A virgindade é um conceito muito amplo. Existem inúmeras práticas sexuais em que não há propriamente a penetração vaginal. Então, é preciso entender o que a paciente entende por ‘perder a virgindade’”, declara a especialista.
Saiba mais: Absorvente interno ou externo? Compare os prós e contras de cada um
Como usar absorvente interno corretamente?
O absorvente interno é uma alternativa que permite maior conforto e segurança às pessoas que menstruam, possibilitando que entrem na piscina, mar e pratiquem exercícios físicos. Na hora da compra é importante buscar um modelo compatível com a intensidade do fluxo menstrual.
Além disso, o item deve ser utilizado de forma correta para evitar o desenvolvimento de infecções vaginais e sintomas como coceira, ardência e corrimentos. O absorvente interno deve ser inserido da seguinte forma:
- Encontre uma posição confortável, como em pé com uma das pernas em um apoio mais alto ou sentada no vaso sanitário com os joelhos afastados
- Separe cuidadosamente os lábios da vagina com os dedos
- Encaixe o dedo indicador na base do absorvente
- Empurre delicadamente o absorvente no canal vaginal, em direção às costas
- O absorvente terá sido inserido completamente quando apenas o cordão do item permanecer para fora da vagina
Saiba mais: 3 dicas para cuidar da higiene íntima durante a menstruação