Dra. Gisela Savioli é nutricionista clínica funcional, fitoterapeuta, além de especialista em Saúde da Mulher no Climaté...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê já parou para pensar no impacto que uma barra de chocolate por dia pode ter sobre o seu corpo? Embora saborear um docinho de vez em quando seja uma delícia, comer uma quantidade exagerada de chocolate diariamente pode causar vários malefícios para a sua saúde. Com a ajuda da nutricionista Gisela Savioli, vamos entender todos os potenciais malefícios desse hábito aparentemente inofensivo e dicas de como incluir o chocolate de forma saudável e equilibrada na dieta.
O que aconteceria se comêssemos uma barra de chocolate por dia?
Comer uma quantidade exagerada de chocolate por dia é capaz de gerar uma série de impactos negativos no no corpo, mas isso vai depender de alguns fatores, especialmente sobre os ingredientes e composição do doce. A nutricionista observa que, do ponto de vista calórico, apenas uma barra de chocolate por dia já impacta em um excesso que não é ideal para a saúde. Mas isso não é o pior.
“Para se ter uma ideia, uma porção da sobremesa de 30 g de chocolate tem em média 130 kcal, que é o recomendado por dia, olhando apenas pelo prisma da caloria. Isso significa que uma barra de chocolate tem aproximadamente 400 kcal, o que já supera bastante a quantidade ideal”, alertou. A seguir, Gisela Savioli detalha todos os impactos que esse hábito exagerado poderia causar no organismo:
Começaria aumentando os níveis de açúcar no sangue
Se o chocolate consumido tiver como primeiro ingrediente o açúcar e suas variações, a nutricionista diz que a influência será bem danosa. “Vai impactar em uma sobrecarga no pâncreas, na necessidade de insulina e na velocidade com a qual o açúcar chega à corrente sanguínea”, atentou Gisela. Esses três fatores podem ser gatilhos para resistência à insulina, ganho de peso e consequentemente diabetes tipo 2.
Para fugir do açúcar, a nutricionista conta que uma das coisas mais importantes a ser observada na embalagem do chocolate é a lista de ingredientes, normalmente situada na parte de trás do rótulo. Você sabia que ela é apresentada em ordem decrescente, conforme a quantidade de cada um dos ingredientes encontrados? “Por isso, torna-se muito importante ficar atento aos componentes que aparecem em primeiro lugar nessa lista, pois significa que eles estão presentes em maior quantidade no produto. Um exemplo: se o açúcar tiver no início, você pode esperar por um chocolate super doce. Neste caso, tome cuidado!”
Se você quer comprar chocolates de boa qualidade, os ingredientes que aparecem logo no começo dessa lista precisam ter origem do cacau, como a massa de cacau e a manteiga de cacau.
Vai colaborar para o ganho de peso
Comer uma quantidade exagerada de chocolate todos os dias também pode refletir no aumento de peso. Falando especialmente dos chocolates de baixa qualidade nutricional, ricos em açúcar, leite, corantes e conservantes, o grande risco de aumento da gordura corporal está também na presença de gordura hidrogenada. “É que esse tipo de gordura não existe na natureza e há muitas pesquisas afirmando que o corpo humano não está apto para lidar com esse tipo de substância. Essa gordura age sobre os vasos sanguíneos e pode gerar diversos problemas, como acidentes vasculares cerebrais, conhecidos como derrames, doenças cardíacas, a redução de níveis de testosterona, a diminuição da imunidade e, claro, o ganho de peso e a obesidade”, ressaltou a especialista.
Comer uma barra de chocolate por dia pode causar gordura no fígado e cirrose hepática
Além de todos os problemas de saúde citados, comer uma barra de chocolate lotada de gordura saturada e hidrogenada todos os dias também pode afetar a saúde do fígado. Gisela frisa que, antes, as doenças hepáticas estavam ligadas apenas ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas, mas que hoje vivenciamos um novo panorama:
“É o que chamamos de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Trata-se de um conjunto de doenças do fígado caracterizadas por acúmulo de gordura, não associadas ao consumo de álcool e, sim, ao estilo alimentar com excesso de açúcares, aditivos químicos, gordura hidrogenada entre outros”. A nutricionista ainda alerta que o desenvolvimento dessas doenças está fortemente associado à obesidade, que é frequentemente acompanhada pela presença de síndrome metabólica e resistência à insulina (RI).
Então como comer chocolate de forma saudável?
Você não precisa tirar o chocolate ou qualquer outro doce da sua alimentação, basta comer com equilíbrio e investir em opções mais saudáveis. Gisela explica que o chocolate pode ser um alimento bem saudável, desde que seja feito com massa de cacau. “O cacau é um superalimento que pode trazer inúmeros benefícios à saúde devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele também modula os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de combater o estresse”.
Mas poucos chocolates são feitos verdadeiramente usando os benefícios do cacau. Um em cada três chocolates comuns produzidos no Brasil não poderia levar esse nome porque não é feito com o percentual mínimo de cacau exigido pela legislação. “Segundo as regras brasileiras, para ser considerado chocolate, é preciso que o produto tenha pelo menos 25% de cacau, mas muitos não chegariam nem a 5%. Para fazer bem à saúde e agregar todos os benefícios, no mínimo, o chocolate precisa ter 70% de cacau”, recomendou a nutri.
Qual a quantidade de chocolate recomendada por dia?
Gisela diz que, se o chocolate for 70% cacau, podemos consumir até 30 gramas por dia. “Sempre oriento meu paciente a fracionar e comer 10 gramas, três vezes por dia”. Uma alternativa que a nutri indica é fazer receitas que saciam a vontade, como uma mousse de chocolate bem nutritiva e saudável. Você só vai precisar de:
- Metade de um abacate;
- duas colheres de sopa de cacau.
Basta amassar o abacate e misturar bem esses ingredientes até formar uma massa homogênea e levar à geladeira. Sirva gelado e você terá uma bela sobremesa.
Mas, para quem não substitui o chocolatinho, basta seguir a indicação das 30 gramas de chocolate 70% cacau e ser feliz com saúde!