Médica endocrinologista e metabologista pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP/EPM. Título de especialista em C...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO medicamento Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, foi desenvolvido para tratar diabetes tipo 2 pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk. O seu principal objetivo é estimular o pâncreas a produzir insulina, o que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue.
Porém, o medicamento também vem sendo usado por pessoas que buscam emagrecer, já que a substância contribui para a perda de peso ao reduzir o apetite e retardar o esvaziamento do estômago. Isso faz com que a pessoa coma menos e com que a glicose pós-refeição fique mais branda, favorecendo o emagrecimento.
“A semaglutida auxilia no controle da saciedade, geralmente diminui a quantidade de comida ingerida e culmina com a perda de peso. Considero um tratamento excelente para perda de peso para aqueles pacientes que não possuem contraindicações à medicação”, fala Giovanna Carpentieri, endocrinologista e metabologista.
Mas uma caneta de Ozempic dura quanto tempo? Continue lendo para entender!
Leia mais: Ozempic comprimido emagrece? Entenda!
Como é comercializado o Ozempic?
Antes de saber quanto tempo dura uma caneta de Ozempic, é preciso entender que o medicamento é comercializado em formato de caneta de aplicação, cuja indicação é de uma injeção semanal na pele. Sua apresentação nas farmácias é a seguinte:
- Caneta de 0,25 mg / 0,50 mg (dose total 2 mg de semaglutida)
- Caneta de 1 mg (dose total 4 mg de semaglutida)
Para o tratamento de obesidade, porém, a de 2,4 mg/semana é normalmente a mais recomendada. Por isso, a farmacêutica Novo Nordisk lançou o medicamento Wegovy, usado exclusivamente para a perda de peso. Em outros países ele é vendido em cinco formulações, sendo que duas delas têm doses mais altas da semaglutida (em comparação ao Ozempic):
- 0,25 mg
- 0,5 mg
- 1 mg
- 1,7 mg
- 2,4 mg
O Wegovy, porém, ainda não é vendido no Brasil, mas o esperado é que ele chegue às farmácias no ano de 2024. Por isso, a formulação nas farmácias no país ainda não está disponível.
Agora que você já sabe como é comercializado o Ozempic, vamos entender quanto tempo dura uma caneta de Ozempic!
Leia mais: “Super Ozempic” emagrece mais e mais rápido: quase 15% do peso em 3 meses
Uma caneta de Ozempic dura quanto tempo?
A resposta sobre quanto dura uma caneta de Ozempic é que depende. Isso porque a duração do medicamento vai depender do objetivo do tratamento e da indicação médica. Por isso, vamos analisar a bula do medicamento!
A bula indica que a dose inicial para o tratamento de diabete é de 0,25 mg, uma vez por semana, por quatro semanas, seguida de 0,5mg. Essa parte do tratamento será feita com a dose total desta caneta, que é de 2 mg de semaglutida.
"Ou seja, nesse caso, a caneta de 0,25mg/0,5 mg vai durar seis semanas. Depois o paciente deve comprar a caneta de 1 mg (que vem no total quatro doses de 1 mg) e aumentar a dose da medicação para 1 mg por semana. Nesse mesmo caso, a caneta de 1 mg duraria quatro semanas", explica Giovanna.
Leia mais: 10 hormônios que afetam o emagrecimento e como regulá-los
E para emagrecimento, quanto dura a caneta de Ozempic?
O Ozempic, como dissemos, é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2. O uso do remédio para emagrecimento é considerado off label, ou seja, quando o uso não é o indicado na bula. Essa prática é permitida pelo Conselho Federal de Medicina.
Porém, vale lembrar que a dose mais eficaz e recomendada para a perda de peso é de 2,4 mg por semana. "Isso não quer dizer que o paciente não emagreça com doses menores. Cada clique que giramos na caneta, é uma pequena dose da medicação que é aplicada. Por isso o uso é extremamente individualizado", completa Giovanna.
Preços Ozempic
Os preços do Ozempic dependem da dose da medicação. Para um mês de aplicação, o Ozempic pode chegar a mais de R$ 1 mil.