Nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Ja...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Quem resiste a um bom prato de arroz? O ingrediente é um clássico que não pode faltar na mesa dos brasileiros. Rico em carboidratos e fibras, o grão ajuda no funcionamento do intestino, a reduzir o colesterol “ruim” e auxilia no ganho de massa muscular.
Apesar de ser saboroso, consumir arroz todos os dias pode se tornar cansativo ou enjoativo. Por isso, o MinhaVida selecionou 5 opções que podem substituir o arroz nas refeições para te ajudar a variar na cozinha. Confira!
O que substitui o arroz?
1. Batata-doce
A batata-doce é uma ótima opção para quem busca substituir o arroz nas refeições. O tubérculo é rico em fibras, antioxidantes e possui baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido lentamente pelo organismo, ajudando no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Saiba mais: 38 alimentos com baixo índice glicêmico para incluir na dieta
2. Quinoa
A quinoa é a opção certa para quem não abre mão dos grãos no prato. O ingrediente pode ser cozido, ficando bem parecido com o arroz integral. Nutricionalmente, a quinoa também se assemelha ao arroz, sendo rica em fibras, cálcio e ômega 3.
3. Batata inglesa
A batata inglesa também pode servir como substituta do arroz, mas tem um índice glicêmico maior e quem tem diabetes deve ter atenção no consumo. É fonte de nutrientes como a vitamina C, fósforo, potássio e magnésio .
4. Mandioca
Outro clássico dos lares brasileiros, a mandioca também serve como alternativa ao arroz. O amido presente em sua composição ajuda a povoar o intestino com bactérias boas que auxiliam no processo de digestão. Além disso, é rica em vitamina C e A.
5. Inhame
O inhame é o ingrediente ideal para quem quer perder peso. Isso porque é rico em fibras que ajudam a prolongar a sensação de saciedade após as refeições. O tubérculo também aumenta a energia e auxilia no ganho de massa muscular.
Saiba mais: Devemos lavar o arroz antes de cozinhar? Nutricionista responde!
Substituir o arroz ajuda a emagrecer?
Muitas pessoas podem encarar o arroz como um inimigo quando o assunto é perda de peso. No entanto, a substituição do ingrediente deve ser bem pensada para funcionar, como explica Ana Paula Arantes, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
“Fazer apenas a substituição do arroz por outra fonte de carboidrato não te fará emagrecer mais. O que mais importa será a quantidade que é consumida de arroz ou outra fonte de carboidrato”, esclarece.
Antes de realizar substituições no cardápio, é importante que o paciente busque orientação nutricional adequada. O especialista irá avaliar as necessidades e queixas do paciente e irá indicar o melhor plano alimentar a ser seguido.