Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologi...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iProcurando uma solução eficaz contra flacidez e gordura localizada? A técnica de endolaser abdominal pode ajudar. Esse procedimento é uma grande promessa para quem está pensando em otimizar o seu processo de emagrecimento e eliminar algumas medidas ou excesso de pele da barriga. Por trás desse método, existem algumas dúvidas: como o endolaser é feito? Quais cuidados o paciente deve ter após o tratamento? Quanto tempo dura o efeito?
Essas e outras perguntas sobre endolaser abdominal serão esclarecidas pela dermatologista Betina Stefanello, que também revelou as vantagens e riscos do procedimento. Confira se vale a pena investir.
Endolaser abdominal: o que é e como funciona?
O endolaser abdominal é uma técnica minimamente invasiva que utiliza feixes de laser direcionados para tratar questões estéticas, como a flacidez e gordura localizada. “É um procedimento realizado por meio de uma tecnologia a laser de diodo, aplicado por uma fibra óptica introduzida sob a pele”, explicou a dermatologista.
Betina ainda detalha como o procedimento funciona: “A ponta da fibra óptica chega a temperaturas de laser, pelo menos 100 graus Celsius, que são altíssimas para a pele, causando queima das gorduras por derretimento e cicatrização por fibrose, melhorando a flacidez”. Esse calor gerado pela ferramenta também ajuda a estimular a produção de colágeno na pele, deixando a região com mais firmeza.
Benefícios do endolaser abdominal para gordura localizada
Ao contrário de outros métodos invasivos, como a lipoaspiração, o endolaser abdominal não requer grandes incisões nem a remoção de grandes volumes de tecido adiposo. Em vez disso, Betina conta que o laser é aplicado diretamente nas células de gordura, provocando sua ruptura e a sua eliminação pelo corpo de forma natural.
Leia também: Lipoaspiração acaba com gordura localizada, mas exige disciplina
Uma das principais vantagens deste procedimento é a sua capacidade de oferecer resultados precisos e personalizados. Os cirurgiões podem ajustar a intensidade do laser e a profundidade de penetração para atender às necessidades individuais de cada paciente, garantindo assim um contorno mais natural do corpo.
Outro ponto alto do endolaser é o tempo de recuperação. Por ser uma técnica minimamente invasiva, os pacientes geralmente podem retornar às suas atividades normais em alguns dias, sem a necessidade de longos períodos de repouso ou afastamento do trabalho.
Endolaser abdominal pode causar efeitos colaterais?
O endolaser é considerado um procedimento seguro quando realizado por um profissional qualificado. No entanto, como em qualquer procedimento estético, existem riscos que devem ser considerados antes mesmo de fazer o tratamento. A dermatologista conta alguns efeitos colaterais mais comuns dessa técnica: “hematomas, queimaduras, quebra da fibra óptica dentro da pele, explosões dentro da pele, além de cicatrizes e fibroses indesejadas”, relatou.
Mesmo com o uso de anestesia, a médica também ressalta que é normal ter inchaço, vermelhidão e sensibilidade no final da aplicação. Mas, para que o paciente tenha uma recuperação tranquila, é importante respeitar o tempo de repouso recomendado pelo profissional, evitar atividade física, além de investir em drenagens e cintas, assim que o especialista liberar, para garantir resultados ainda melhores.
Efeito do endolaser abdominal: quanto tempo dura? Precisa de manutenção?
Betina explica que a duração dos efeitos do endolaser vai depender de paciente para paciente. “No entanto, o efeito será um pouco parecido ao de uma lipoaspiração, pois estamos causando a morte das células de gordura e uma cicatriz no local. Eu diria que na maioria das vezes uma só sessão é necessária, porém existem pacientes com expectativas elevadas que podem necessitar de mais”, disse a dermatologista.
É importante ressaltar que o endolaser abdominal não é uma solução instantânea para a perda de peso, e os resultados variam de acordo com cada pessoa. Adotar uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente são fundamentais para maximizar os benefícios deste procedimento e manter os resultados a longo prazo.
Leia também: LipoLaser traz menos efeitos colaterais que a lipo tradicional