Infectologista da Clínica Sartor, é médico formado pela Universidade de São Paulo em 2015.Formado pela Faculdade de Medi...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iUma investigação realizada em morangos provenientes do Marrocos, cujo destino era a Espanha, identificou a presença de vírus da hepatite A nas frutas. A suspeita é que a contaminação possa ter origem na irrigação das plantações com água contaminada por fezes.
Por conta da contaminação identificada, associações espanholas emitiram notas de preocupação, alertando para o risco à saúde pública. Afinal, a irrigação com águas contaminadas pode estar relacionada a diferentes doenças.
Mas será que os riscos de contaminação por hepatite A são elevados ao consumir morangos (e outros produtos) que possam estar contaminados? Vamos entender!
Leia mais: Vacina de hepatite pode salvar vida de crianças
Vírus da hepatite A em morangos é arriscado?
Conversamos com Igor Maia Marinho, infectologista da Clínica Sartor, que falou se os riscos de contaminação por hepatite A são elevados. Para isso, ele começou explicando sobre a cadeia de transmissão do vírus.
“O vírus da hepatite A é um vírus cujo ciclo de transmissão é fecal-oral. Ou seja, a doença é transmitida a partir de água, líquidos ou alimentos que estejam contaminados com as fezes de alguém que porta o vírus”, falou.
“Assim, é possível que, devido ao manejo e à higiene inadequados, alimentos como frutas e verduras possam estar contaminados pelo vírus da hepatite A”, completou. Mas e os riscos de contaminação? O médico diz que não há motivo para alarde, basta apenas seguir as medidas de higienização básicas dos alimentos.
“Higienizar bem frutas, verduras e legumes antes de consumi-los, com água corrente e soluções de limpeza comuns, é o suficiente para eliminar o vírus do alimento e poder consumi-lo sem riscos de contrair a hepatite A”, explicou.
Leia mais: Hepatite autoimune: o que é, sintomas e tratamento
Espanha incentiva controle mais rigoroso
Lembrando que a identificação de vírus da hepatite A em morangos se deu em em uma transação envolvendo Marrocos e Espanha, que logo foi identificada pelo controle sanitário do país e europeu.
A associação responsável pela identificação enfatizou ainda a necessidade de uma comunicação em nível europeu sobre essa situação, solicitando ao ministro espanhol que notificasse as autoridades competentes da União Europeia para que todos os morangos importados de Marrocos passem por uma rigorosa inspeção sanitária.
O mesmo protocolo deve ser seguido para outras frutas e vegetais provenientes de diferentes países que também tenham sido alvo de alertas sanitários.
Leia mais: Safras de frutas, verduras e legumes: economize com alimentos da estação
EUA já tiveram caso similar
Os Estados Unidos já reportaram casos similares de contaminação de morangos pelo vírus da hepatite A. As autoridades sanitárias do país reportaram infecções pelo vírus da hepatite A entre 2022 e 2023 que poderiam estar ligadas a morangos orgânicos frescos e congelados importados da Baixa Califórnia, no México.
Apesar de o surto ter sido encerrado, a FDA (Federal Drug Administration), órgão sanitário do país, mantém uma colaboração próxima com as autoridades mexicanas para investigar possíveis fontes de contaminação na região afetada e implementar estratégias preventivas para os produtores antes da próxima temporada de cultivo.