
Dra. Carolina Marçon é dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista em Clí...
i
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
O colágeno é uma substância presente no organismo de forma natural. Com ele, conseguimos ter uma pele mais firme, sem a formação de rugas, linhas de expressão e flacidez. A grande questão é que o colágeno não dura para sempre. Com o passar dos anos, a produção dessas fibras vai diminuindo, causando os primeiros sinais do envelhecimento precoce, principalmente no rosto, o que leva muitas pessoas a recorrerem à ingestão de suplementos, como é o caso do colágeno hidrolisado.
Você sabe para que serve esse tipo de colágeno e por que ele é conhecido como suplemento mágico de beleza? Para esclarecer melhor essas e outras perguntas, o MinhaVida conversou com a dermatologista Carolina Marçon, que revelou se a suplementação com colágeno hidrolisado faz diferença e quais são as maneiras mais eficazes de estimular a produção da substância na pele. Acompanhe!
O que é o colágeno hidrolisado? Veja para que serve esse suplemento da beleza
O colágeno hidrolisado é um suplemento que promete deixar a pele mais jovem. Mas será que é exatamente isso que ele faz? A dermatologista esclarece para que ele serve. “O colágeno hidrolisado é uma molécula tridimensional quebrada em várias partes para se transformar no peptídeo de colágeno, que são moléculas menores e mais facilmente absorvidas. Então essa é a vantagem e o benefício do colágeno hidrolisado, a absorção que é muito mais fácil”, garantiu a médica.
Quando acontece essa absorção acontece, a pele consegue obter todos os benefícios que o colágeno é capaz de proporcionar, como elasticidade, firmeza, hidratação, e a produção de ácido hialurônico. É importante ressaltar que o colágeno hidrolisado não é uma solução milagrosa e que seus efeitos podem variar de pessoa para pessoa.
Leia também: Os melhores (e os piores) alimentos para o seu colágeno
O colágeno hidrolisado faz diferença para a pele?
A especialista revela que a suplementação de colágeno ainda gera bastante debate na dermatologia. "Há estudos que indicam que alguns tipos de colágeno (como o peptan e o verisol) podem trazer benefícios para a pele, mas essa informação ainda não está completamente confirmada", explicou.
Entretanto, Carolina ressalta as vantagens que essa substância apresenta em certas pesquisas científicas: “Alguns estudos mostram o benefício da suplementação, principalmente após os 40 anos e após a menopausa, que é o momento em que há uma queda mais significativa do nosso colágeno endógeno”.
Mas, para que o produto faça efeito, é importante seguir todas as suas recomendações de uso. A dermatologista conta como a suplementação deve ser feita: “O ideal é tomar longe das refeições, principalmente daquelas que tenham proteína junto, porque essa mistura dificulta a absorção pelo organismo”. Sendo assim, Carolina diz que o recomendado é fazer o uso do colágeno duas horas antes do almoço.
Mesmo assim, é importante frisar que a maneira mais recomendada e comprovada para estimular a produção de novas fibras de colágeno é através do uso de produtos de cuidados com a pele, como cremes e séruns anti-idade, e a realização de procedimentos estéticos, como peelings, laser, botox, ácido polilático, microagulhamento, entre outros.
Além da suplementação de colágeno: 7 cuidados que deixam a pele mais bonita
Mesmo com a suplementação e rotina de skincare em dia, a diminuição do colágeno é inevitável. A pele vai envelhecer com a idade e isso é um processo natural do corpo. Mas existem formas de deixar todo esse processo de envelhecimento da pele mais brando. Basta seguir os 7 cuidados indicados pela dermatologista:
- 1. Dormir bem;
- 2. Fazer exercícios físicos;
- 3. Ter uma alimentação natural e saudável;
- 4. Aumentar o consumo de água durante o dia;
- 5. Usar protetor solar todos os dias;
- 6. Incluir um produto com vitamina C na sua rotina de skincare;
- 7. Fazer uso de produtos anti-idade, como ácido retinóico, ácido glicólico e nicotinamida.