Adriana Stavro é nutricionista funcional e fitoterapeuta, especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pel...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iAlimentos integrais são aqueles que mantêm todos os componentes originais dos grãos, sementes e frutos, sem a remoção de partes como o farelo, endosperma e germe. Ou seja, um alimento integral é aquele que não passa por processo de refinamento.
Saiba mais: Alimentos integrais: eles são a melhor opção para a sua dieta?
Produtos integrais são mais saudáveis que os tradicionais?
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, sim, eles são considerados mais nutritivos do que os alimentos refinados, pois mantêm as fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes.
Alguns exemplos comuns de alimentos integrais incluem:
- Pães integrais
- Massas integrais, como espaguete integral, macarrão de trigo integral e lasanha integral
- Grãos integrais como arroz integral, quinoa, aveia, frutas, legumes, nozes, sementes e leguminosas.
No entanto, é importante observar que nem todos os produtos integrais são necessariamente saudáveis.
“Alguns alimentos integrais podem conter adição de açúcar, gorduras saturadas ou outros ingredientes menos saudáveis, como determinadas barras de cereais integrais e bolachas e biscoitos integrais”, alerta a especialista.
Saiba mais: Vale a pena trocar o pãozinho francês pelo pão integral?
Como saber se um produto é integral DE VERDADE?
Para identificar se um produto é integral de verdade, com ajuda da nutricicionista, o MinhaVida separou algumas dicas que podem te ajudar na hora de fazer a melhor escolha. Confira!
Lista de Ingredientes
É muito importante verificar a lista de ingredientes no rótulo do produto. Os alimentos integrais devem ter grãos integrais como primeiro ingrediente. Procure por termos como "trigo integral", "aveia integral", "arroz integral" ou "quinoa".
Fibras
Alimentos integrais, geralmente, possuem um teor de fibras mais alto quando comparado aos produtos processados. Nesse caso, uma boa dica é checar o teor de fibras no rótulo nutricional. Vale lembrar que um alto teor de fibras é uma indicação de que o alimento é mais provável de ser integral.
Aparência
Muitas vezes, os alimentos integrais têm uma aparência mais rústica, com grãos inteiros visíveis. Os pães integrais, por exemplo, costumam ter uma textura mais densa e pedaços de grãos visíveis.
Certificação
Alguns produtos integrais podem exibir certificações, como o selo de "100% Integral" ou o selo de "Alimento Integral", emitido por autoridades de saúde ou organizações certificadoras.
Saiba mais: 7 benefícios dos alimentos integrais para a sua saúde