Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Não há nada mais gratificante do que escolher um nome carregado de beleza e simbologia para o neném que está a caminho. Pensando nisso, para os futuros papais de meninas fortes, o MinhaVida separou 10 nomes inspirados em mulheres geniais da história (e seus significados). Confira abaixo!
Leia também: Nomes de meninas 2024: veja os que mais estão em alta
1 - Dandara
Dandara dos Palmares ficou conhecida por sua resistência e liderança na luta contra a escravidão na época do Brasil colonial. Ela foi uma das responsáveis pela construção e liderança do quilombo “Palmares”, lugar de refúgio para escravizados da época. O nome “Dandara” tem origem africana e pode significar "poderosa", "corajosa" ou "rainha guerreira".
2 - Angela
Angela Davis é uma ativista e acadêmica que ficou conhecida por sua luta pelos direitos civis, especialmente na luta contra o racismo e pela política de segregação racial que dominava grande parte do território estadunidense. O nome “Angela” vem do grego e significa "mensageira" ou "anjo".
3 - Carolina
Mulher negra, periférica e semianalfabeta, Carolina Maria de Jesus foi uma das escritoras brasileiras mais lidas do país. Ela ficou conhecida por obras como o livro “Quarto de Despejo”. O nome “Carolina” é derivado da palavra em latim "carolinus", que significa "mulher do povo" ou "mulher doce".
Leia também: Cuidados com o recém-nascido: veja 7 dicas
4 - Tarsila
Reconhecida como uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral se destacou no mundo artístico graças às obras “Abaporu”, “Trabalhadores” e diversas outras que retratam a cultura e a identidade brasileira. De origem grega, o nome “Tarsila” pode significar "protetora", “ousada” ou "corajosa".
5 - Marina
Marina Silva é uma política brasileira que se destaca por sua atuação na defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas. O nome “Marina” tem origem latina e significa "do mar" ou “A que vem do mar”.
6 - Elis
Elis Regina foi uma das cantoras mais marcantes do Brasil. Ela deixou um grande legado nas décadas de 1960 e 1970 com sucessos como “Águas de março”, “Alô alô marciano”, “Fascinação” e “Como nossos pais”. Na época, a cantora também ficou conhecida por sua luta contra a ditadura militar. O nome “Elis” é uma variação do nome Elizabeth, de origem hebraica, que pode significar "Deus é abundância" ou "De qualidade nobre".
Leia também: Nomes compostos femininos para bebês: veja 30 ideias
7 - Lélia
Lélia Gonzalez foi uma intelectual e ativista que ficou conhecida por atuar de forma incansável em prol da igualdade racial e de gênero no Brasil. Ela foi uma das fundadoras do MNU (Movimento Negro Unificado), principal comunidade da luta contra o racismo nos anos 70. “Lélia” é um nome que tem origem grega e pode significar “a que muito fala” ou “escura como a noite”.
8 - Enedina
Enedina Alves foi a primeira mulher negra a se formar como engenheira no Brasil. Em uma profissão majoritariamente masculina e branca na época (1945), a engenheira civil conseguiu não só concluir a faculdade, como também atuar em obras importantes para o desenvolvimento do plano hidrelétrico do Paraná. O nome “Enedina” tem origem grega e significa "mulher generosa" ou "ser benevolente".
9 - Nise
Nise da Silveira foi uma psiquiatra que revolucionou o tratamento de saúde mental no Brasil e no mundo. Ela ficou conhecida por sua abordagem humanizada e inovadora para a época (década de 1930). A médica defendia o uso de artes visuais como meio terapêutico. O nome “Nise” tem origem grega e pode significar “pura” ou “casta”.
10 - Marie
Marie Curie foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a única a receber dois prêmios em diferentes áreas (física e química). A cientista ficou conhecida por descobrir dois elementos químicos: polônio e rádio. O nome “Marie” é uma variação francesa de Maria, que tem origem hebraica e significa "senhora soberana" ou "a escolhida por Deus".
Saiba mais: Mudou muito? Os nomes de bebês mais famosos nos anos 1990