Formado em medicina - 2016 UNIG - Itaperuna; Membro titular da Sociedade Brasileira de Nutrologia. Especialização em Clí...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iVocê provavelmente já ouviu falar sobre os alimentos que podem piorar a azia, como café e chocolate. Mas, afinal, existem alimentos que podem melhorar a azia? Segundo o nutrólogo Alfio Borghi Neto, sim.
“Alimentos com baixo teor de ácido podem contribuir para a melhora dos sintomas, pois são menos propensos a desencadear esse refluxo ácido do estômago para o esôfago, ajudando a reduzir a ocorrência da azia”, explica o especialista.
Saiba mais: 10 alimentos que podem causar azia
Pensando nisso, o MinhaVida separou alguns alimentos que ajudam a combater a queimação na hora. Confira!
1. Melões e bananas
A maioria das frutas possui alto teor de ácido, mas o melão e a banana são uma exceção, sendo capazes de neutralizar o excesso de ácido no estômago, reduzindo os sintomas de azia.
2. Pão integral
Pães integrais são ricos em fibras que ajudam a promover a digestão saudável e a regularidade intestinal. Portanto, uma digestão mais eficiente pode reduzir o risco de refluxo gástrico.
3. Aveia
A aveia é uma ótima opção a ser consumida pela manhã e, além de conter fibras saudáveis que prolongam a sensação de saciedade, ela não agride a mucosa do estômago. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis e que também não contribuem para piora do quadro, como a banana.
4. Arroz integral
O arroz integral é mais rico em fibras solúveis, quando comparado ao tradicional, que podem ajudar a absorver o excesso de ácido no estômago e promover uma digestão saudável. Isso pode reduzir a probabilidade de refluxo ácido.
5. Aves e carnes magras
Aves e proteínas magras tendem a ser mais amigáveis ao estômago e menos propensas a desencadear refluxo ácido. Elas também podem contribuir para a neutralização do ácido estomacal e para o alívio do revestimento do esôfago, reduzindo os sintomas da azia.
6. Couve
A ingestão de couve colabora para o alívio da azia pois, além de fácil digestão, o alimento possui baixo teor de ácido. No entanto, para sua eficácia no combate à queimação de estômago, é importante consumi-la crua.
7. Clara de ovo
A clara de ovo possui baixo teor de ácidos e ainda é conhecida por ter propriedades que podem ajudar a aliviar a azia devido ao seu teor de proteínas e capacidade de formar uma camada protetora no revestimento do estômago.
Saiba mais: Azia na gravidez: o que fazer e como aliviar
Quando buscar ajuda médica?
Vale ressaltar que esses alimentos podem ajudar a combater a azia, mas a eficácia imediata varia, uma vez que a reeducação alimentar e o fracionamento da dieta são essenciais.
A azia pode ter causas subjacentes diversas, como obesidade, tabagismo, uso de certos medicamentos, entre outros. Nestes casos, é necessário buscar ajuda médica para tratar essas causas associadas à reeducação alimentar para o alívio dos sintomas.
Saiba mais: Mude 12 hábitos para prevenir a azia