Médica dermatologista membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e A...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO melasma é uma condição em que a pele produz mais pigmento do que o normal, resultando em manchas escuras. Isso ocorre porque uma enzima chamada tirosinase converte uma substância chamada tirosina em melanina, o pigmento que dá cor à pele. As pomadas para melasma no rosto focam em bloquear essa enzima, produzindo menos melanina e ajudando a clarear as manchas escuras na pele.
Segundo a dermatologista Valéria Rossato, embora muitas pomadas para melasma no rosto possuam efeito antioxidante, é preferível adotar aquelas que sejam anti-inflamatórias.
“Os efeitos antioxidantes inibem os radicais livres, que pioram o melasma e impedem a transferência dos melanócitos (células que produzem melanina) para os queratinócitos (células da pele). Mas, muitas vezes, é necessário usar ativos que sejam anti-inflamatórios, uma vez que a inflamação e o excesso de vascularização também perpetuam o melasma”, pontua a especialista.
Saiba mais: Melasma e hiperpigmentação: o que são e como prevenir?
6 opções de pomada para melasma no rosto
As pomadas mais usadas para o tratamento de melasma no rosto incluem:
- Fórmula tríplice
- Hidroquinona
- Tiamidol
- Séruns com ativos clareadores
- Ácido azelaico
- Vitamina C
Saiba mais: Tratamento para melasma: veja 7 opções
Como usar as pomadas para melasma no rosto?
A hidroquinona e a fórmula tríplice, bem como qualquer formulação que tenha ácido retinoico, devem ser usadas apenas à noite e com orientação médica. Muitas vezes, é recomendado iniciar com doses bastante baixas, como apenas uma vez na semana, e progredir conforme há tolerância.
Outros ativos, como ácido azelaico, Tiamidol e a vitamina C, podem e devem ser usados durante o dia também, com baixo risco de causar irritações.
“Apesar de muitas vezes acabarmos orientando o uso de hidratante antes das pomadas noturnas mais agressivas em peles que são mais sensíveis, é importante aplicar a pomada sempre com o rosto limpo”, alerta a dermatologista.
Saiba mais: Melasma tem cura? Veja novos tratamentos
Onde encontrar?
As pomadas para melasma no rosto com medicamentos estão disponíveis somente em farmácias, como hidroquinona e ácido retinoico. Já os cosmecêuticos também estão disponíveis em farmácias e lojas de cosméticos.
Saiba mais: 23 semanas de gravidez: como prevenir o melasma na gravidez?