Herbert Amaral é pós-graduado em Cirurgia Plástica da Face pelo Instituto Jurado de Ensino e Pesquisa e membro do Projet...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Manter a pele jovial e cheia de viço é o desejo de muita gente e, quando se trata do combate às rugas e linhas de expressão, o botox sempre vem à mente.
No entanto, engana-se quem pensa que esse procedimento é um recurso que deve ser procurado apenas para amenizar marcas já existentes. O botox preventivo é a maneira mais eficaz de evitar as rugas e manter a jovialidade por mais tempo. Mas, afinal, qual é a idade certa para começar a aplicação?
Herbert Amaral, dermatologista do Hospital Santa Paula, explica que a idade para começar a aplicar botox preventivo pode variar de acordo com fatores individuais.
“Muitos especialistas sugerem considerar o procedimento por volta dos 25 a 30 anos, quando as primeiras linhas de expressão começam a aparecer. No entanto, é importante consultar um dermatologista ou cirurgião plástico para avaliar o momento ideal com base no seu tipo de pele e histórico”.
Leia também: Chás para a pele: 6 opções e seus benefícios
Quais são os benefícios do botox preventivo?
O principal benefício do botox preventivo é a prevenção e a suavização de linhas finas e rugas, que são comuns no começo da fase adulta e, geralmente, são causadas por movimentos repetitivos dos músculos faciais. O procedimento também pode ser útil para evitar o agravamento de rugas já existentes com o passar do tempo.
Como saber quando aplicar botox preventivo?
Existem alguns indicativos para começar a considerar a aplicação de botox preventivo. São eles:
- O aparecimento de linhas finas
- Rugas leves, especialmente na testa e ao redor dos olhos
- Histórico familiar de rugas profundas
“A duração média do botox preventivo varia, mas geralmente os resultados duram de 3 a 4 meses. Após esse período, pode ser necessário repetir o procedimento para manter os efeitos desejados”, destaca o dermatologista.
Leia também: Xô, rugas! Saiba como retardar o envelhecimento da pele sem procedimentos
O botox preventivo pode ser perigoso?
Ao MinhaVida, Herbert Amaral explicou que embora seja considerado um procedimento seguro, o botox pode oferecer alguns riscos e/ou efeitos colaterais.
“Alguns possíveis riscos incluem reações alérgicas, fraqueza temporária nos músculos próximos ao local da injeção, assimetria facial (se não for administrado corretamente) e, em casos raros, ptose palpebral (queda temporária da pálpebra)”.
Para realizar esse tipo de procedimento é fundamental buscar por um profissional qualificado a fim de minimizar os potenciais riscos. Vale ressaltar também que, ao considerar a aplicação do botox, é importante analisar o porquê dessa decisão.
Como, normalmente, a sociedade é bombardeada por padrões de beleza irreais, que exigem uma eterna jovialidade, o desejo em aderir ao botox pode não ser genuíno. Portanto, é preciso entender que o envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida, assim sendo, antes de optar por qualquer intervenção estética, o ideal é trabalhar a autoestima e a autoaceitação.
Saiba mais: Por que algumas pessoas têm rugas antes das outras? 7 vilões da pele que podem explicar