Ginecologista Obstetra; Assistência Integral à saúde da mulher; Pós-graduada em Ginecologia Endócrina (UNIFESP); Univers...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA endometriose é uma doença na qual o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, cresce fora da cavidade uterina, normalmente na região pélvica, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na pélvis.
De acordo com a ginecologista Priscila Frauches, o principal sintoma da endometriose é a cólica menstrual intensa, que pode ser facilmente confundida com as dores comuns no período menstrual.
“A dor pélvica crônica que piora no período menstrual é a principal queixa da endometriose. A intensidade da dor é variável, porém, em alguns casos, é incapacitante, impedindo a mulher de exercer suas funções habituais”.
Saiba mais: Endometriose pode evoluir para câncer?
No entanto, esse é só um dos fatores sobre a doença que ainda assusta muitas mulheres e gera dúvidas. Confira, a seguir, o que é fato e o que é fake sobre a endometriose!
1. A gravidez pode curar endometriose
MITO. A gravidez não cura a endometriose. Até o momento, não existe cura para endometriose, o que existem são tratamentos para controle da doença e da infertilidade — que está relacionada à endometriose.
2. Uma histerectomia pode curar a endometriose
MITO. A cirurgia de retirada do útero é uma das opções de tratamento para a endometriose, mas não garante cura.
3. A endometriose afeta apenas os órgãos reprodutivos femininos
MITO. A endometriose pode surgir em outros locais do corpo, como bexiga, intestino grosso, peritônio (fina membrana que reveste os órgãos abdominais e pélvicos) e até mesmo os pulmões.
4. A endometriose sempre causa dor?
MITO. Em alguns casos a mulher pode ser completamente assintomática. Porém, na maioria das vezes, muitas mulheres queixam-se de dor.
Saiba mais: Endometriose na adolescência: como diagnosticar e tratamento
5. A menopausa interrompe a endometriose?
MITO. Mesmo após a menopausa, algumas mulheres podem apresentar queixas. Por isso, o acompanhamento de pacientes que entraram na menopausa e vão fazer terapia de reposição hormonal deve ser bem individualizado.
6. Endometriose pode causar infertilidade?
VERDADE. A endometriose é uma das causas de infertilidade, pois o processo inflamatório ocasionado pela doença pode alterar a permeabilidade das trompas, causando obstrução. Além disso, pode prejudicar a boa qualidade dos óvulos e a implantação do embrião no útero. No entanto, ter endometriose não é uma sentença de infertilidade. Existem diversas opções terapêuticas que podem melhorar o quadro.
7. O aborto causa endometriose?
MITO. O aborto não causa endometriose, a doença é uma condição complexa que envolve diversos fatores, como migração retrógrada de células endometriais durante a menstruação, predisposição genética, alterações no sistema imunológico, entre outros.
8. Pílulas anticoncepcionais podem curar a endometriose?
MITO. As pílulas anticoncepcionais não curam a endometriose, porém, podem ser uma das opções de manejo da doença, pois reduzem a dor associada à endometriose, incluindo dispareunia (dor na relação sexual), dismenorreia (dor ao menstruar) e dor não menstrual, quando usadas em um protocolo contínuo.
9. Altos níveis de estrogênio causam endometriose?
VERDADE. Sim, altos níveis de estrogênio podem influenciar a endometriose. A endometriose é uma doença dependente de hormônios sexuais e os estrogênios desempenham um papel crucial em seu desenvolvimento e progressão, promovendo o crescimento e a manutenção das lesões endometrióticas. As terapias médicas disponíveis para a endometriose visam, em grande parte, reduzir os níveis de estrogênio ou bloquear sua ação para aliviar os sintomas.
Saiba mais: A endometriose pode matar? Especialista explica