Dra. Rosana Cardoso Alves é médica neurologista e neuropediatra com formação em Neurofisiologia Clínica e Medicina do So...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iA melhor posição para dormir nem sempre é aquela que você se sente mais confortável na cama, sabia? Muita gente dorme de bruços, com a barriga para baixo, por perceber um aconchego maior, mas acaba piorando episódios de refluxo ou quadros de apneia do sono.
A boa notícia é que é possível evitar esses problemas adotando a posição correta para dormir. A Drª Rosana Cardoso Alves, neurologista e especialista em Medicina do Sono do Fleury Medicina e Saúde, garante que se acomodando direitinho no colchão você terá um sono tranquilo, evitando acordar várias vezes durante a noite. Veja só!
Melhor posição para dormir para quem ronca
Se você ronca, a médica explica que existe uma posição específica que pode ajudar a diminuir o barulho do ronco. “Em geral, a gente sugere a pessoa dormir em decúbito lateral (de lado), direito ou esquerdo porque na posição supina, que é de barriga para cima, a pessoa tem um relaxamento maior das vias aéreas da nasofaringe e das estruturas que são relacionadas ao ronco”. Por esse motivo, quem dorme de barriga pra cima, acaba roncando mais do que o costume.
Leia também: 9 maneiras de parar de roncar
Melhor posição para dormir para quem tem refluxo
Para quem sofre de refluxo gastroesofágico ou azia, a posição de dormir elevada é a mais indicada. Rosana também recomenda dormir de lado, mas no caso do refluxo é colocar a cabeça mais elevada, às vezes até no ângulo de 45 graus.
Isso significa que a cabeça e o tronco devem estar em um ângulo mais alto do que o resto do corpo. Dormir com a cabeça elevada ajuda a evitar que o ácido estomacal suba para o esôfago, aliviando os sintomas do refluxo. Utilizar travesseiros extras ou até mesmo elevar a cabeceira da cama pode ser uma solução eficaz para este caso.
“Essa posição também vale para crianças que sofrem do mesmo quadro. Já pessoas mais velhas que têm problema na cervical, não devem fazer isso”, orientou a médica.
Melhor posição para dormir para quem tem apneia do sono
Para você que tem apneia do sono, encontrar a melhor posição para dormir pode fazer toda a diferença. Essa disfunção é caracterizada por períodos breves de interrupção da respiração enquanto a pessoa dorme. Isso ocorre quando as vias aéreas superiores ficam obstruídas, impedindo o fluxo normal de ar, causando ronco alto e sono fragmentado.
A especialista em Medicina do Sono recomenda que a melhor posição para dormir neste caso é de lado. “Geralmente na posição supina (de barriga para cima), as pessoas têm um relaxamento maior da musculatura e das vias aéreas com uma tendência maior aos episódios de apneia”, explicou.
Melhor posição para dormir para quem está grávida
Quando se está grávida, a posição para dormir se torna um tema importante, pois o conforto é essencial para garantir uma boa noite de sono. Neste caso, a melhor posição para dormir é de lado, especificamente do lado esquerdo. Essa posição é recomendada pelos médicos e especialistas por diversos motivos: “dormir virado para o lado esquerdo ajuda na circulação do sangue entre a mãe e o feto, melhorando a parte de oxigenação e nutrientes para o bebê”, garantiu Rosana.
Além disso, dormir do lado esquerdo ajuda a aliviar a pressão sobre a veia cava, que é a veia responsável por levar o sangue de volta ao coração. Essa veia fica localizada à direita do corpo, então, ao deitar do lado esquerdo, a gestante evita a compressão da veia e garante um melhor fluxo sanguíneo.