Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Os distúrbios do sono, também chamados de perturbações do sono, são condições e doenças que afetam, de forma direta ou indireta, a capacidade de uma pessoa dormir de forma saudável. Entre as complicações mais comuns, estão a insônia, sonambulismo, bruxismo, apneia do sono e narcolepsia.
Os dois últimos costumam ser confundidos com certa frequência, mas são condições que afetam a saúde de maneira diferente.
"A narcolepsia é uma doença crônica que tem como principal forma de apresentação a ocorrência de episódios súbitos de sonolência durante o dia, que podem ocorrer nas mais inusitadas situações, como com a pessoa trabalhando, em pé conversando ou até mesmo dirigindo. Esses episódios de sonolência diurna aparecem de forma incontrolável e mesmo quando a pessoa dormiu bem na noite ou noites anteriores", explica a neurologista Danielle de Lara.
Já no caso da apneia do sono, a médica conta que esta é uma doença grave e crônica em que o indivíduo, durante a noite em seu sono normal, apresenta diversos episódios de interrupção da respiração com duração geralmente de alguns segundos.
"A apneia do sono pode causar uma sonolência excessiva durante o dia em consequência da má qualidade do sono noturno e, por isso, em algumas situações, esses diagnósticos podem ser confundidos, apesar de serem doenças distintas", conta a especialista.
Dessa forma, ambas as condições se diferem nos sintomas e em como a qualidade de vida do paciente é afetada. Entre as especialidades que podem diagnosticar a apneia do sono e narcolepsia estão Clínica médica, Pneumologia, Neurologia e Psiquiatria.