Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Piauí. Mestrado em Reumatologia pela Universidade Federal de S...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iDurante uma missão de resgate de animais no Rio Grande do Sul, Luisa Mell compartilhou em suas redes sociais que quebrou duas costelas. A protetora disse que na hora sentiu muita dor na região, mas que tomou medicamentos fortes para aliviar o sintoma e continuou realizando o salvamento dos bichinhos.
“Continuei os resgates mesmo com a dor insuportável que estava. Mas teve uma hora que os remédios fortíssimos já não faziam mais efeito. O médico alertou que uma pancada neste local poderia ser fatal agora. Confesso que não sabia que era tão grave. Poderia ter perfurado algum órgão", disse a ativista em um vídeo.
Mas o que pode causar fraturas nas costelas? Será que é fácil desenvolver essa lesão? O MinhaVida esclareceu essas e outras dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
É fácil quebrar costelas? Veja o que pode causar essa fratura
As costelas são ossos bem fortes e resistentes, afinal, elas servem para proteger órgãos vitais importantes do nosso corpo, como o coração e os pulmões. Porém, existem algumas situações em que elas podem ser suscetíveis a uma fratura.
Segundo o reumatologista Charlles Heldan de Moura Castro, especialista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, em entrevista anterior ao MinhaVida, as fraturas de costelas podem ser causadas por doenças que debilitam os ossos. "Habitualmente acontecem em pacientes com fragilidade óssea e, por conta disso, devemos investigá-los para a presença da osteoporose", explica.
A osteoporose é uma doença caracterizada por deixar os ossos mais frágeis e qualquer movimento brusco pode causar uma fratura. Além disso, existem outros fatores que podem causar a quebra de costelas, como:
- Acidentes automotivos;
- Pancadas;
- Quedas;
- Tumores ósseos;
- Tosse crônica;
- Espirros;
- Contrações musculares e esqueléticas.
Até mesmo abraços podem quebrar uma costela, sabia? Em 2022, de acordo com uma publicação do Daily Times, uma chinesa da cidade de Yueyan, chegou a processar um colega depois que ele quebrou três de suas costelas com um forte abraço.
Leia mais: Mulher fratura a costela ao tossir muito forte: entenda como isso pode acontecer
Sintomas de costela quebrada: o que fazer quando acontecer?
O primeiro sintoma de costela quebrada é a dor intensa no local da lesão. Essa dor geralmente piora quando respiramos fundo, tossimos ou quando realizamos qualquer tipo de movimento com o tronco. Além da dor, outros sintomas podem incluir:
- Dificuldade para respirar;
- Sensação de falta de ar;
- Inchaço na área afetada;
- Formação de hematomas;
- Deformidade no local da fratura.
Se você está sentindo uma dor aguda ao redor das costelas e todos esses outros sintomas, é hora de buscar ajuda médica!
Segundo a pneumologista Fernanda Miranda, em entrevista prévia para o MinhaVida, a terapia mais adequada para esse caso é clara: "O tratamento da fratura de arcos costais, seja qual for a causa, é feito com analgésicos, anti-inflamatório e repouso, uma vez que não é possível imobilizar a região", finalizou.
Leia também: Fratura na costela é tratada com anti-inflamatórios e analgésicos