Especialista em nutrição clínica e Terapeuta Nutricional comportamental.
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Geralmente, quando se trata de boa aparência e autocuidado, artistas do mundo inteiro costumam servir de inspiração para diversas mulheres. Vistas como símbolos de beleza, as famosas têm o poder de influenciar gerações com o estilo, cabelos bem tratados e, principalmente, uma pele impecável — que tende a ser resultado de uma boa produção de colágeno.
Priscila Reis, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que o colágeno é o principal responsável pelo aspecto jovem da pele e que, a depender do estilo de vida, sua produção passa a ser prejudicada, resultando em rugas e excesso de flacidez.
“O consumo exagerado de álcool e de alguns alimentos, como os ultraprocessados, ricos em açúcar e com alto teor de gorduras trans e saturadas, podem afetar drasticamente a produção dessa proteína. Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a preservar o colágeno da pele e deixá-la mais saudável”.
Para ajudar aquelas pessoas que almejam manter a pele jovial e cheia de viço, juntamente com a nutricionista Priscila Reis, o MinhaVida separou 6 alimentos ricos em colágeno que são queridinhos das famosas e ajudam a manter as rugas bem longe. Confira!
Leia também: 12 hortaliças ordenadas da melhor para a saúde até a mais pobre em nutrientes. Você está comprando certo?
1 - Carne magra
Carnes bovinas com baixo teor de gordura e carne de frango estão entre os maiores destaques em relação à quantidade de colágeno. A proteína tende a ter maior concentração nas cartilagens, peles e ossos das carnes. A cantora Sandy, que esbanja jovialidade, está com 41 anos e já revelou que as carnes magras não podem faltar em seu cardápio.
2 - Peixe
Os peixes são uma excelente fonte de colágeno. A sardinha, em especial, é um dos peixes mais baratos do mercado e é considerada uma das opções mais ricas da proteína que mantém a pele jovem.
Recentemente, a empresária e ex-Spice Girl Victoria Beckham revelou que consome salmão todos os dias por orientação da dermatologista. A ex-cantora está com 50 anos e segue com uma pele impecável.
3 - Ovos
Famosos por serem uma ótima fonte de proteína, os ovos contêm aminoácidos, como prolina e lisina, que são alguns dos responsáveis por estimular a produção de colágeno na pele. Em entrevista recente, a atriz Alessandra Negrini, conhecida pelo seu aspecto jovial aos 53 anos, afirmou que o ovo faz parte da sua rotina.
4 - Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são ricas em uma propriedade antioxidante chamada licopeno, que é fundamental para aumentar a capacidade do organismo de produzir mais colágeno. Aos 55 anos, a atriz norte-americana Jennifer Aniston também impressiona pela sua beleza e jovialidade. A eterna “Rachel” já revelou que as frutas vermelhas fazem parte do seu dia a dia.
Leia também: Dieta para perder barriga: veja cardápio para emagrecer
5 - Vegetais de folhas verde-escuras
Vegetais de folhas verde-escuras, como couve, espinafre e acelga, são excelentes fontes naturais de colágeno.
A cantora norte-americana Avril Lavigne, de 39 anos, é uma das famosas que mais se destacam em relação à aparência jovem. Ao programa River on the Rooftop, a artista contou que seu segredo para a jovialidade está na hidratação à base de muita água e suco verde — composto por vegetais de folhas verde-escuras.
6 - Frutas ricas em vitamina C
Frutas que são fonte de vitamina C, como laranja, morango e kiwi, também podem ajudar a manter a pele com um aspecto jovial, pois a vitamina é uma das principais aliadas do organismo em relação à produção de colágeno.
A atriz e poetisa Bruna Lombardi, de 71 anos, surpreende a todos por aparentar ser mais jovem do que é. A artista já comentou que, em suas refeições, frutas ricas em vitamina C são essenciais.
Leia também: 6 alimentos que aumentam a energia e dão disposição
Qual a diferença entre o colágeno dos alimentos e os suplementos de colágeno?
Priscila Reis explica que as diferenças entre o colágeno encontrado em alimentos e os suplementos de colágeno estão relacionadas à absorção e eficácia na pele.
“O colágeno encontrado em alimentos é, geralmente, absorvido mais facilmente pelo corpo, enquanto os suplementos de colágeno podem variar em termos de absorção e eficácia, dependendo da forma e da qualidade do suplemento”.
Saiba mais: Para onde foi o colágeno? 5 hábitos que fazem a pele do rosto ‘cair’ mais rápido