Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1991) com residência médica em psiquiatria ge...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
As alterações de humor são fenômenos naturais e, em muitos casos, podem estar motivados por fatores externos, como situações boas ou ruins do dia a dia. No entanto, se as flutuações de humor ocorrem de forma recorrente e de forma extrema, há possibilidade das alterações comportamentais serem resultado de um quadro de transtorno bipolar.
Saiba as diferenças entre as mudanças de humor e o transtorno, e como a bipolaridade é diagnosticada.
Variação de humor ou transtorno bipolar?
O transtorno bipolar, também conhecido como transtorno afetivo bipolar, é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela oscilação de humor em episódios que variam da depressão até a mania.
De acordo com Soraya Canasiro, psiquiatra do Hospital Nipo-Brasileiro (HNipo), é possível diferenciar as variações de humor do transtorno bipolar pois as mudanças provocadas pela condição são extremas, intensas e duradouras. “Enquanto as variações de humor são cotidianas, graduais e mais leves, podendo acontecer com qualquer pessoa em situações específicas”, explica.
Saiba mais: Borderline: o que é, sintomas e tratamento
Entre os sintomas de episódio de mania estão:
- Agitação
- Irritabilidade
- Euforia
- Dificuldade de concentração
- Falta de sono
- Fala acelerada
- Crença irrealista em suas habilidades
Já os sintomas de episódios depressivos são:
- Tristeza profunda
- Pessimismo
- Ansiedade
- Perda de interesse
- Sono excessivo ou falta de sono
- Pensamentos suicidas
Como o transtorno bipolar é diagnosticado?
De acordo com a especialista, o transtorno bipolar é diagnosticado por um profissional especializado em saúde mental, como o psiquiatra, com base nos sintomas apresentados pelo paciente e seu histórico familiar. “São seguidos os critérios do DSM-5, da CID 10, observando as oscilações de humor ao longo do tempo, episódios de mania, hipomania e depressão”, esclarece.
Saiba mais: 7 aplicativos que te ajudam a cuidar da sua saúde mental
Quando o paciente com alterações de humor deve buscar ajuda?
Ao enfrentar mudanças de humor, o paciente deve analisar os fatores presentes no cotidiano que podem estar provocando essas oscilações e a forma com que elas acontecem.
“Não deve-se confiar em diagnósticos feitos pela internet, se tiver alguma dificuldade em relação ao assunto, procure ajuda médica. Quanto antes identificado, mais cedo pode ser feito o tratamento com medicamentos e alterações no estilo de vida para garantir o controle da condição”, orienta Canasiro.