Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iA clascoterona é um medicamento tópico que vem sendo recentemente utilizado no tratamento da alopecia androgenética, uma condição caracterizada pela perda de cabelo progressiva, principalmente em homens e mulheres com predisposição genética. É indicada ainda para a alopecia areata, que pode causar até a perda total de pelos por todo o corpo, inclusive sobrancelhas e cílios.
A clascoterona tem apresentado grandes resultados e age de maneira muito eficaz no combate aos sintomas da alopecia androgenética, ajudando a retardar a queda de cabelo e promovendo o crescimento de novos fios em algumas áreas. Além disso, regenera o cabelo impedindo o sistema imunológico de atacar os folículos capilares.
Como age a clascoterona?
A ação da clascoterona está relacionada à sua capacidade de inibir a enzima 5-alfa-redutase. Esta enzima converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio que desempenha um papel essencial na miniaturização dos folículos capilares na alopecia androgenética. Ao inibir a atividade da 5-alfa-redutase, a clascoterona reduz a produção de DHT, reduzindo assim seus efeitos danosos nos folículos capilares. Além do mais, possui propriedades antiandrogênicas, o que significa que ela bloqueia os receptores de androgênios nos folículos capilares. Isso impede que o DHT se ligue aos folículos capilares e cause danos adicionais, ajudando a preservar a saúde dos cabelos existentes e a promover o crescimento de novos fios.
A clascoterona também pode ter efeitos antiinflamatórios, que favorecem as pessoas com alopecia androgenética, já que a inflamação do couro cabeludo pode contribuir para a progressão da condição. Ao reduzir a inflamação, a clascoterona ajuda a criar um ambiente mais propício para o crescimento capilar e a manter a saúde do couro cabeludo.
Além disso, as glândulas sebáceas possuem receptores androgênicos que favorecem aumento da produção sebácea tanto na pele quanto no couro cabeludo. A clascoterona, por sua ação antiandrogênica, pode ser indicada para controle da oleosidade, sendo um medicamento usado também para tratamento da acne, além dos quadros de alopecias androgenéticas.
Como utilizar a clascoterona?
A clascoterona vem na forma de loção ou creme, e deve ser aplicada no local afetado, atuando diretamente nos folículos capilares, maximizando sua eficácia e minimizando os efeitos colaterais sistêmicos. Mas, apesar do medicamento ser geralmente bem tolerado, alguns pacientes podem ter alguns efeitos colaterais leves, como irritação ou ressecamento da pele no local de aplicação. No entanto, esses efeitos costumam ser temporários e diminuem com o tempo.
O medicamento foi aprovado pela agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA), em 2022, como o primeiro agente antiandrogênico de uso tópico para tratamento de alopecias para ambos os sexos. Inúmeras pesquisas e estudos mostraram sua comprovação no decorrer de alguns meses. Ele também já conta com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com o uso adequado e sob orientação médica, a clascoterona pode ajudar a retardar a progressão da queda de cabelo e promover o crescimento capilar saudável.
Saiba mais: Queda de cabelo: 6 sinais com os quais você deve se preocupar