Neurologista do Hcor. Doutorado em Neurologia pelo UCL Queen Square Institute of Neurology, Londres, Reino Unido, fellow...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Manter o cérebro ativo é essencial para indivíduos de todas as idades, mas quando se trata de pessoas idosas, isso se torna ainda mais importante. Pedro Melo Barbosa, neurologista da Saúde Digital do Grupo Fleury, explica que manter o cérebro ativo pode prevenir problemas neurológicos — especialmente, os relacionados à perda de memória.
“Quando o cérebro da pessoa se mantém ativo, em caso de problema de esquecimento, os sintomas podem levar mais tempo para se manifestar. Além disso, sabe-se que um cérebro ativo também ajuda a proteger o paciente contra problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão.
Para te ajudar a exercitar o cérebro e mantê-lo ativo, o MinhaVida, juntamente com o neurologista Pedro Melo Barbosa, separou 8 jogos capazes de manter o cérebro afiado e saudável com o passar dos anos.
Leia também: Vitamina D para idosos: entenda a importância e quando suplementar
8 melhores jogos para estimular o cérebro
1 - Palavra cruzada
Resolver palavras cruzadas é um excelente exercício para o cérebro de uma pessoa idosa. Além de favorecer o aumento do vocabulário, o jogo pode ajudar na melhora da memória e na agilidade mental.
2 - Jogos de construção
Jogos de construção, como o LEGO, são ótimos para estimular a capacidade cognitiva de pessoas de todas as idades.
3 - Sudoku
O sudoku é um jogo clássico que é pode ser vista como uma excelente ferramenta para manter o cérebro do idoso ativo. Esse jogo exercita a memória e estimula a memória visual e o raciocínio lógico.
Leia também: Os 3 exercícios que mais ajudam idosos que estão perdendo massa muscular
4 - Jogos de conhecimentos gerais
Os jogos de conhecimentos gerais também são indicados para quem quer manter o cérebro afiado com o passar do tempo. Eles são ótimos meios de estimular a capacidade cognitiva, o raciocínio e a memória.
5 - Xadrez e dama
Jogos de tabuleiro que envolvem muita estratégia, como o xadrez e a dama são perfeitos para trabalhar a mente. Dentre seus principais benefícios, estão o aumento do raciocínio lógico e a prevenção de doenças neurodegenerativas.
6 - Bingo
Popular entre as pessoas da terceira idade, o bingo também pode oferecer benefícios que vão além do entretenimento. O jogo tende a aumentar a capacidade de atenção e também é capaz de estimular a capacidade cognitiva.
7 - Dominó
Também muito famoso entre as pessoas idosas, o dominó é um jogo que oferece uma série de benefícios, visto que ele estimula o raciocínio lógico, aumenta a capacidade de atenção e ajuda a melhorar a memória.
8 - Jogo da memória
Como o próprio nome já sugere, o jogo da memória é uma excelente ferramenta para estimular a memória de pessoas idosas. A brincadeira também estimula o raciocínio e pode ajudar na prevenção de doenças como o Alzheimer.
Leia também: Idosos LGBTQIAP+: como lidar com a solidão e redobrar os cuidados com a saúde mental
Quando o cérebro dá sinais de que é preciso buscar ajuda médica?
De acordo com Pedro Melo Barbosa, o principal sinal de que é preciso buscar ajuda médica por conta de questões de memória é quando ocorre um comprometimento das atividades simples do dia a dia.
“Por exemplo, se você perder alguma coisa de valor, começar a perder prazo de contas a ponto de pagar multa ou ver o telefone sendo cortado. Quando esse esquecimento impacta a sua vida é o motivo de procurar ajuda médica”, alertou o neurologista.
Saiba mais: Como melhorar a memória? 6 dicas para estimular o cérebro