Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – Título Obtido junto ao CFO. Especialista em Periodontia pela Univers...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iImagine que você perdeu um dente permanente ou precisou arrancá-lo por recomendação de um dentista. Essa costuma ser uma situação bem chata, já que não é possível recuperar o seu dente natural. Mas, já pensou na possibilidade de, toda vez que um dente fixo é arrancado, um novo nascer no lugar?
Parece até uma história de ficção científica, mas a verdade é que a ciência está prestes a transformar essa possibilidade em realidade. Isso porque um novo medicamento, cuja função é recuperar os dentes perdidos, entrará em fase de testes clínicos no Japão no final deste ano.
Mas de que forma esse remédio vai funcionar? O MinhaVida explicou mais detalhes sobre esse novo experimento que pode ser a grande inovação da odontologia.
É possível ter dentes que voltam a crescer?
A chave do tratamento está no gene USAG-1, encontrado na região molar em formação. A equipe responsável pelo estudo observou uma relação entre esse gene e os limites do desenvolvimento dentário em camundongos.
Em um artigo publicado em 2021 na revista Scientific Reports, os cientistas relataram os avanços desse experimento: usando um anticorpo, eles conseguiram bloquear a expressão desse gene em camundongos e furões, induzindo assim o crescimento de novos dentes.
A princípio, o foco principal deste novo tratamento é ajudar pessoas com anodontia, especialmente crianças, que se trata de um distúrbio genético raro caracterizado pela ausência de todos os dentes.
Após atender essa prioridade, a equipe acredita que será possível aplicar o tratamento em pessoas que perderam dentes por outros tipos de problemas, como as doenças gengivais - que estão entre as patologias odontológicas mais prevalentes na população.
Até agora, essa pesquisa está na fase de ensaios clínicos, ou seja, o medicamento já está sendo testado em humanos. Se o tratamento passar em todos os testes necessários, a equipe acredita que ele poderá estar disponível em 2030.
Leia mais: Tabagismo ligado a risco mais alto de perda dental em mulheres após a menopausa
Atualmente, o implante dentário é a melhor opção para quem perdeu um dente
Além de afetar a parte estética do sorriso, a perda de um dente pode também prejudicar a mastigação e até a autoestima do paciente. Enquanto o medicamento de regeneração dentárias não é aprovado, a odontologia oferece outra solução super eficiente para quem está nessa situação: o implante dentário.
Em um artigo anterior escrito para o MinhaVida, o odontologista Milton Sabino esclareceu que os implantes dentários são, sem dúvidas, uma revolução na odontologia para quem perdeu um ou mais dentes:
“É muito comum o paciente com ausência de alguns dentes ou mesmo com um dente onde ocorreu uma fratura da coroa decidir fazer implantes. Se existe uma boa condição óssea, acho viável a ideia, pois, ao invés de usarmos próteses, mesmo que fixas, podemos fazer algo que fique muito parecido ao dente natural”, esclareceu.
Os implantes dentários são ideais para quem quer uma solução permanente e não se importa em investir um pouco mais de dinheiro para isso. Eles também são uma excelente opção se você quer algo que imite ao máximo um dente natural.
Procure um dentista de confiança e entenda a possibilidade desse procedimento!
Leia mais: Implantes dentários agora são colocados com ajuda de imagens