Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê costuma usar produtos relaxantes no cabelo? O relaxamento capilar tornou-se uma opção de tratamento para mulheres com cabelos crespos e cacheados que querem reduzir o volume dos fios sem alisar.
Esse procedimento, muito popular em salões de beleza mas que também pode ser feito em casa, embora traga vantagens para quem deseja ter a curvatura dos cachos mais aberta, acaba se tornando um grande risco para a saúde.
É o que afirma uma reportagem investigativa feita pelo jornal The Morning do The NY Times. O MinhaVida esclarece quais complicações esses produtos relaxantes podem causar. Acompanhe!
Relaxamento capilar pode causar sérios problemas de saúde
De acordo com a repórter Linda Villarosa, do jornal The Morning, a maioria das mulheres negras - cerca de 90% - já usou algum relaxante químico para alisar seus cachos naturais, e algumas usam esse produto desde a infância, a cada dois meses.
O relaxamento capilar é um tratamento realizado em salões de beleza, mas que também pode ser feito em casa. Basta comprar um kit de produtos relaxantes em farmácias, redes de supermercados ou lojas online e fazer você mesma.
Embora seja de fácil acesso, o artigo do The Morning afirma que esses produtos, sejam eles aplicados em salões ou em casa, desregulam o sistema endócrino.
Eles estão ligados à puberdade precoce e a muitos problemas de saúde reprodutiva que podem surgir após essa fase, como: miomas uterinos, parto prematuro, infertilidade e cânceres (de mama, ovário e de colo de útero), muitos dos quais afetam desproporcionalmente as mulheres negras.
Os produtos, cujo principal público-alvo são meninas e mulheres negras que acreditam estar usando cosméticos químicos seguros, quase não são supervisionados por agências de vigilância sanitária nos Estados Unidos.
Leia mais: Químicas mal feitas nos cabelos podem causar quebra dos fios
Descobertas sobre o uso de produtos relaxantes de cabelo
Um estudo sobre "Uso de alisadores e outros produtos capilares e a incidência de câncer uterino", publicado em 2022, analisou quase 34 mil mulheres que usavam ou não produtos capilares com química por mais de uma década.
Nessa pesquisa, foi descoberto que aquelas mulheres que usavam frequentemente produtos químicos para alisar o cabelo tinham duas vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de colo de útero do que aquelas que não usavam.
Na reportagem, Linda Villarosa conta que os Estados Unidos são bem negligentes em relação a esses problemas. Os relaxantes de cabelo comercializados para crianças, contêm altos níveis de cinco dos produtos químicos que são proibidos na Europa.
Como saber se estou usando um relaxante capilar seguro?
Se você não abre mão do seu relaxante capilar, precisa ficar atento na escolha desses cosméticos antes de aplicá-los no cabelo. Mas, como saber se o produto relaxante é realmente seguro?
- Fique de olho no rótulo: verifique a lista de ingredientes e procure por substâncias potencialmente nocivas, como formaldeído e seus derivados. Produtos que contêm altas concentrações desses químicos podem causar irritações e até danos permanentes.
- Procure por selos de aprovação na embalagem: certificações e selos de aprovação de agências reguladoras, como a ANVISA no Brasil, são indicativos de que o produto passou por testes rigorosos e é seguro para uso.
Leia também: Transição capilar: qual é a hora certa de fazer o big chop?