Cíntia possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ensino-fundamental-primeiro-graupela...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Que os produtinhos de skincare podem fazer milagres, já sabemos. Mas o que muita gente ainda não sabe é que, para além das farmácias e lojas de cosméticos, existe outro lugar que é cheio de produtos que podem deixar a pele saudável e impecável: a cozinha!
Ao MinhaVida, Cíntia Pessin, médica dermatologista e secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio Grande do Sul, listou os ingredientes típicos de cozinha que, não só podem melhorar o aspecto, como também podem ser verdadeiramente eficientes para a recuperação da pele em geral. Confira quais!
Leia também: Hidratação caseira dos cabelos: use 12 alimentos do dia a dia
Chá de camomila
Aplicar sachês gelados de chá de camomila na região dos olhos é um dos melhores métodos naturais para melhorar o aspecto das olheiras. Esse efeito se deve ao fato da planta medicinal conter flavonoides, que tendem favorecer a circulação sanguínea na área.
Segundo a especialista, compressas de chá de camomila também podem ser bem eficazes para aliviar dermatites agudas, queimaduras solares leves, alergias e coceiras.
Amido de milho
Cíntia Pessin também citou o amido de milho como ingrediente benéfico para a pele. De acordo com ela, o alimento pode ser utilizado para prevenção de micoses em áreas úmidas da pele, como entre os dedos dos pés, virilha e embaixo das mamas.
Leia também: Conheça 8 fatores que agravam as olheiras
Aveia
A aveia também pode ser um alimento útil quando se trata de cuidados com a saúde da pele. “Aveia pode ser acrescentada na banheira para banho de bebês e de crianças para auxiliar na diminuição do ressecamento da pele e na coceira”, orienta a dermatologista.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um dos ingredientes naturais mais cobiçados por quem busca métodos mais baratos de cuidar das madeixas. Por possuir a acidez necessária para fechar as cutículas dos fios, o vinagre de maçã auxilia a equilibrar a porosidade capilar e proporciona mais brilho e maciez.
Além disso, o alimento é excelente para a limpeza do couro cabeludo. Ele pode ser utilizado para controlar a oleosidade excessiva, minimizar a descamação e para aliviar os sintomas da caspa.
Óleos vegetais
Dentre os alimentos mais benéficos para a pele, a dermatologista também destaca os óleos vegetais, como o de girassol e o azeite de oliva.
- Óleo de girassol: é rico em vitaminas A e E, que são fundamentais para a recuperação da pele
- Azeite de oliva: em temperatura morna, pode servir para hidratar nas unhas e cutículas
“Os óleos vegetais têm funções oclusivas e emolientes, auxiliando na hidratação da pele, mas não devem ser utilizados puros e sim complementando cremes e loções hidratantes”, frisou a especialista.
Saiba mais: 4 passos fundamentais no cuidado com a pele: será que você está fazendo certo?