Terapeuta Clínica há 15 anos com abordagem cognitiva comportamental. Especialista clínica em Ansiedade, Crise de Pânico...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Quem nunca sentiu dificuldade para dormir porque, ao deitar e fechar os olhos, foi tomado por uma série de pensamentos acelerados e preocupações? Este tipo de situação é bem comum, porém, a depender da intensidade e da frequência, pode causar problemas mais graves, como os transtornos mentais.
Ao MinhaVida, a psicóloga Larissa Fonseca explicou que a hiperatividade mental à noite pode ser resultado de uma série de fatores, como estresse, alto consumo de bebidas cafeinadas e hábitos de sono irregulares.
Leia também: Vício em redes sociais: descubra sinais que indicam dependência digital
O que pode causar pensamentos acelerados no horário de dormir
Os pensamentos acelerados que surgem no horário de dormir têm muita relação com as situações cotidianas da pessoa, que pode envolver momentos de estresse, preocupações excessivas e problemas não resolvidos. Neste caso, que tende a ser comum, a psicoterapia é fundamental para prevenir o desenvolvimento de doenças psicológicas, como ansiedade ou depressão.
Segundo Larissa, pessoas diagnosticadas com esses transtornos são as que mais se queixam sobre a mente hiperativa à noite.
“Indivíduos com transtorno de ansiedade frequentemente relatam dificuldades em ‘desligar’ a mente, resultando em uma cascata de pensamentos rápidos e incessantes. A depressão, por sua vez, pode estar associada à ruminação, onde a pessoa revisita repetidamente pensamentos e preocupações negativas, exacerbando a sensação de sobrecarga mental”.
Dentre os demais causadores do estado de alerta mental à noite, estão o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, que podem sobrecarregar o cérebro com estímulos contínuos, e o consumo de substâncias estimulantes, como cafeína e nicotina, nas horas que antecedem o sono.
Leia também: 5 maneiras de vencer o medo de falar em público
Como parar os pensamentos acelerados antes de dormir
Para te ajudar a silenciar os pensamentos acelerados que aparecem no momento de dormir, a psicóloga Larissa Fonseca listou 8 dicas eficazes. Confira!
- Crie um ambiente tranquilo no quarto
- Pratique exercícios físicos durante o dia
- Evite o uso de eletrônicos antes de dormir
- Pratique técnicas de relaxamento, como a respiração profunda
- Faça psicoterapia
- Evite o consumo de cafeína de tarde e, principalmente, à noite
- Tenha uma rotina regular, ou seja, durma e acorde no mesmo horário
- Anote as preocupações em um diário para “liberar” a mente antes de dormir
Saiba mais: Dormir perto de quem se ama é um remédio poderoso: veja os benefícios e mande para ele (a)!