Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
‘Perdendo os traços de adolescente’ é a trend do momento nas redes sociais. O formato consiste em um vídeo mostrando a diferença da aparência entre o momento atual e a que a pessoa tinha na fase da adolescência.
Esse ‘antes e depois’ mostra, claramente, as mudanças faciais que todos que participaram do viral passaram ao decorrer dos anos, destacando, como característica comum, a diminuição das bochechas.
Em artigo escrito anteriormente para o MinhaVida, a dermatologista Maria Paula De Padua Del Nero explicou que as mudanças na aparência do rosto acontecem, de fato, após o início da fase jovem adulta — exatamente quando os traços começam a contrastar com os de quando somos adolescente.
“Começamos a envelhecer desde que nascemos. Ao longo da vida, os efeitos do tempo são visíveis no nosso corpo. Até os 20 anos, as modificações mais importantes no organismo são o crescimento e o desenvolvimento. A partir dos 20 anos, os efeitos do envelhecimento tornam-se visíveis na pele”, disse a médica.
A partir destas informações, surgem as dúvidas: por que mudamos tanto com o passar do tempo? Quais são as principais mudanças? Confira as respostas a seguir.
Leia também: Como preparar seu filho para sair da adolescência
Mudanças que fizeram você perder seus traços de adolescente
A adolescência é um período marcado pelas alterações hormonais. É nesta fase, que o corpo sofre mudanças físicas bruscas, como crescimento, mudança de voz, aumento do tamanho do nariz, desenvolvimento das mamas e surgimento de pelos. Com o final da fase adolescente, entre os 18 e os 20 anos de idade, essas variações de hormônio estabilizam.
A partir disso, inicia-se o processo de envelhecimento do rosto, que é natural e tem como principais características:
1 - A perda de colágeno e elasticidade
A produção natural de colágeno começa a diminuir gradualmente a partir dos 20 anos. Assim sendo, com o passar do tempo, a pele tende a ficar menos firme do que na fase da infância e da adolescência.
2 - O aparecimento de linhas de expressão
A partir da fase jovem adulta, é comum o aparecimento de linhas finas, especialmente, em áreas como a testa e ao redor dos olhos. Inicialmente, essas marcas são visíveis durante expressões faciais, mas, com o avançar da idade ou a depender do estilo de vida da pessoa, elas podem se tornar mais aparentes mesmo com o rosto em repouso.
3 - Alterações na textura da pele
À medida que se envelhece, também é comum que a renovação celular passe a desacelerar, o que pode resultar em uma pele com textura mais áspera, opaca e com pouco viço — traço característico da jovialidade.
Leia também: Para onde foi o colágeno? 5 hábitos que fazem a pele do rosto ‘cair’ mais rápido
4 - A diminuição do volume Facial
Após os 20 anos, todos passam por uma perda gradual de gordura subcutânea no rosto, especialmente, nas bochechas. A longo prazo, como resultado, é comum que a face tenha uma aparência menos arredondada e mais angulosa e madura.
5 - A pele mais seca
Com o passar dos anos, a pele pode começar a ficar mais seca devido à diminuição da produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Isso pode fazer com que a pele fique mais suscetível a irritações e rugas, diminuindo o aspecto jovial.
Leia também: Rugas aos 20 anos: por que pessoas como Bia do Brás, de 23, desenvolvem tão cedo
O que acelera o envelhecimento?
Embora o envelhecimento seja um processo natural de todo ser humano, existem hábitos que podem acelerá-lo de forma significativa. São eles:
- Exposição ao sol (Fotoenvelhecimento)
- Estresse excessivo
- Tabagismo
- Dieta pobre em nutrientes
- Falta de hidratação
- Privação de sono
- Consumo excessivo de álcool
- Sedentarismo
- Expressões faciais repetitivas
"Ao fazer algum movimento que demande um grande esforço, como a musculação ou o abdominal, é praticamente inevitável fazer uma careta. Se você faz isso com frequência, a pele tende a ficar com as marcas desse esforço. Porém, apesar de ser um ato tanto quanto reflexo, ao criar a consciência do gesto, fica mais fácil impedi-lo", indicou Maria Paula De Padua Del Nero em entrevista anterior.
Saiba mais: Por que algumas pessoas têm rugas antes das outras? 7 vilões da pele que podem explicar