Nutricionista do Fleury Medicina e Saúde com especialização em Nutrição Clínica; Terapia Nutricional; Nutrição materno i...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe a sua dieta é baseada na contagem de calorias, pode haver dias em que você se sente um pouco perdido para encontrar novas opções de lanches da tarde. Afinal, o pão e a tapioca são as escolhas mais comuns de quem está em processo de emagrecimento.
Mas e se eu te disser que existem outros alimentos gostosos, simples de consumir e com menos de 100 calorias que podem ser incluídos no seu lanchinho? O MinhaVida conversou com Nayane Viana de Araujo, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, que indicou alternativas práticas e saborosas para quem busca manter a forma.
Leia mais: Para esse especialista, contar calorias para emagrecer é errado. Eis aqui a verdadeira fórmula
4 opções de lanches com menos de 100 calorias:
1. Tomate-cereja
Os tomates-cereja são nutritivos e se encaixam em qualquer dieta. Com apenas 15 calorias por 100 gramas, Nayane afirma que eles são uma excelente opção de lanche leve.
“Além de seu baixo valor calórico, são ricos em vitamina C, vitamina A, vitamina K e licopeno, um potente antioxidante. Esses nutrientes ajudam a manter a saúde da pele, fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças cardiovasculares”, detalhou.
Versáteis, eles podem ser consumidos a qualquer hora do dia: no café da manhã com omelete, no almoço em uma salada ou no jantar como acompanhamento. Experimente!
2. Laranja
Com 47 calorias em 100 gramas, a laranja é uma excelente fonte de vitamina C e um ótimo aliado para o sistema imunológico. Seja em sucos, bolos ou consumida in natura, a laranja é uma opção refrescante e deliciosa.
Além de fornecer energia e vitalidade, ela ajuda a manter a saúde da pele e a combater doenças. Consuma uma laranja como lanche no meio da tarde e aproveite esse impulso de nutrientes!
3. Melancia
A melancia é ideal para quem busca algo leve e saboroso. “Com apenas 30 calorias por 100 gramas, ela é perfeita para um lanche sem culpa. Além de ser rica em vitaminas A e C, a melancia é uma excelente fonte de água, ajudando a manter a hidratação do corpo”, disse a nutricionista. Inclua até três fatias médias em seu cardápio diário.
4. Iogurte natural
Com uma combinação incrível de benefícios, o iogurte natural é um lanche que vale a pena incluir na dieta. De acordo com a nutricionista, um copo de 220 gramas pode fornecer até 12 gramas de proteína, quase metade das necessidades diárias de cálcio, além de vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, zinco e potássio.
“Esses nutrientes são essenciais para a saúde óssea, a construção muscular e a regulação do metabolismo. Consuma o iogurte natural com frutas, cereais como aveia e gãos de chia, ou use-o como molho para saladas e acompanhamentos. Porém, se você tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, escolha opções adequadas para evitar desconfortos”, recomendou.
Lanches com mais de 100 calorias que também valem a pena
Ovos cozidos
Com cerca de 155 calorias por 100 gramas, os ovos cozidos são ótimos para quem pretende aumentar a ingestão de proteínas, especialmente no café da manhã. “Eles contêm todos os aminoácidos essenciais, além de serem ricos em vitaminas e minerais como fósforo, ferro e cálcio”, disse a nutricionista. Esses nutrientes são fundamentais para manter a energia e promover a saúde geral.
Pipoca estourada sem óleo
Embora 100 gramas de pipoca possam ter até 375 calorias, essa opção é muito mais do que apenas calorias, conforme explica Nayane: “A pipoca é uma excelente fonte de fibra, com 10 gramas por 100 gramas, o que ajuda a promover um trânsito intestinal saudável, combate a constipação e até mesmo reduz o colesterol.”
Contar calorias é a melhor forma de fazer dieta?
Contar calorias é monitorar a quantidade de calorias que você consome diariamente para garantir que esteja em um déficit calórico (ou seja, consumindo menos calorias do que gasta), o que geralmente leva à perda de peso.
Porém, um dos principais problemas da contagem rigorosa de calorias é o risco de focar excessivamente nos números e acabar negligenciando a qualidade da alimentação. “Ao se concentrar apenas em reduzir calorias, você pode acabar eliminando alimentos nutritivos da sua dieta, comprometendo a ingestão de vitaminas e minerais essenciais”, alertou a nutricionista.
Em vez de contar calorias de forma obsessiva, uma abordagem mais saudável pode ser focar na qualidade geral da alimentação, conforme explica Nayane: “Priorizar frutas, legumes e verduras como base da sua dieta é uma maneira excelente de garantir que você está consumindo nutrientes importantes sem se prender aos números. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, além de serem naturalmente mais baixos em calorias e menos processados do que muitos produtos industrializados”, finalizou.