Letícia Isabela é psicóloga do Grupo Mantevida, psicopedagoga com especialização em Neuropsicologia, tem foco no olhar P...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Sabe-se que as crianças enxergam seus pais como exemplos a serem seguidos. Elas reproduzem suas práticas e a forma como veem o mundo. No entanto, é fato que, para além da influência da formação da educação, a criação dos pais tendem a influenciar diretamente na autoestima dos filhos.
Ao MinhaVida, Letícia Isabela, psicóloga do Grupo Mantevida, explica que a autoestima não pode ser dada ou recebida, porém, ela é desenvolvida por meio de um senso de capacidade e autoconfiança — que começam a ser conquistadas ainda na infância.
“O que a criança mais precisa durante o seu desenvolvimento é sentir que ela é amada por quem ela é. A imagem que refletimos para criança é de extrema importância, ela está no seu percurso de descobrir quem ela é, portanto, a imagem que ela vai ter dela mesma depende de forma muito intrínseca aos seus adultos referência. Quando você aprende a refletir uma imagem positiva da criança, ela passa a acreditar em si mesma. Essa é uma fase muito importante para o seu futuro e moldura sua relação com as outras pessoas”, conta a psicóloga.
Leia também: Criança pode tomar café? Entenda se a bebida faz mal
Como a baixa autoestima pode afetar as crianças a longo prazo?
De acordo com Letícia, a baixa autoestima pode afetar a criança de forma significativa, podendo interferir, inclusive, nas suas fases de desenvolvimento.
“Quando uma criança está imersa em um ambiente onde os cuidadores refletem sobre ela uma imagem negativa, é provável que ela se torne um adulto ou adolescente mais dependente da afirmação dos outros e com dificuldades de reconhecer suas próprias conquistas”, alerta.
Como os pais podem ajudar na construção da autoestima dos seus filhos?
A psicóloga conta que, para ajudar na construção da autoestima de uma criança é muito importante que os pais trabalhem na construção diária de uma conexão de segurança, oferecendo amor e refletindo em uma imagem positiva da criança para ela.
“As palavras, além das ações, são uma forma de demonstrar para esse pequeno o quanto ele é significante e importante. A forma na qual a família se relaciona com a criança, se torna um reflexo de como ela irá se desenvolver em outros relacionamentos”.
Leia também: Quer reduzir o tempo que seu filho fica no celular? Temos DUAS dicas que podem ajudar!
As frases os pais devem dizer no dia a dia para aumentar a autoestima das crianças
- "Estou muito orgulhoso(a) de você"
- "Você é capaz de fazer coisas incríveis"
- "Tudo bem cometer erros, é assim que aprendemos"
- "Eu confio em você"
- "Adoro passar tempo com você"
- "Você fez um ótimo trabalho, continue assim!"
- "Eu te amo do jeito que você é"
Mais dicas para trabalhar a autoestima das crianças:
- Proporcione pequenos êxitos, deixe que a criança possa te demonstrar o que consegue fazer e aprecie além do resultado a tentativa
- Use a escuta ativa, faça perguntas que estimulem a compreensão do ponto de vista da criança em determinadas situações, como “Você pode me contar mais?” ou “Como você se sentiu?”
- Elimine expectativas de perfeição, mais importante que o resultado é o processo
- Envolva a criança por buscas de soluções simples durante o dia-dia
- Note quando ele estiver se esforçando por algo e o elogie por isso.
Leia também: Como saber se meu filho sofre bullying? Caso de estudante morto por colegas acende alerta em pais