Patrícia Ishiy, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, tem especialização em Cosmiatria (Dermatologia Estética) e La...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iJá imaginou acordar com a pele radiante, quase como a de um bebê? Pois é exatamente isso que muitas pessoas têm relatado após usar a famosa máscara coreana, conhecida no TikTok por sua capacidade de transformar a pele da noite para o dia.
Esse tipo de produto se tornou um queridinho na rotina de skincare por prometer uma pele mais hidratada, lisa e revitalizada em poucas horas. Mas será que funciona mesmo? Consultamos Patrícia Sayuri Ishiy, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde, para explicar os efeitos dessa máscara milagrosa e o que realmente funciona para ter uma pele bonita.
Leia mais: 4 passos fundamentais no cuidado com a pele: será que você está fazendo certo?
Máscara facial pode deixar a pele preenchida do dia para a noite? Especialista responde
É um desejo comum acordar com a pele bonita, mais jovem e sem gastar muito dinheiro. No entanto, a dermatologista afirma que as máscaras faciais não têm o poder de preencher a pele de forma mágica, mas podem oferecer outros benefícios: “O que ocorre é que elas entregam uma alta quantidade de hidratação, e uma pele mais hidratada aparenta ser mais saudável, macia e com um brilho natural”.
A máscara da Biodance Bio Colágeno, que se tornou famosa por proporcionar uma pele de bebê da noite para o dia, é formulada com colágeno hidrolisado, que, embora seja excelente para a hidratação, não penetra profundamente na pele para estimular a produção de colágeno. O peso molecular do colágeno é grande demais para ser absorvido efetivamente. Mas isso não significa que a máscara não seja eficaz em outros aspectos.
Essa máscara também contém filtrado de fermento de galactomyces, que melhora o tom e a textura da pele, além de niacinamida, conhecida por uniformizar o tom, reduzir a inflamação e minimizar a aparência dos poros. Para completar a fórmula, o ácido hialurônico atua como um poderoso hidratante, aumentando a capacidade da pele de reter e atrair umidade.
Juntos, esses ingredientes criam um tratamento que nutre, suaviza e ilumina a pele em poucas horas. Embora a máscara não possa eliminar rugas e sulcos profundos, uma pele bem hidratada tem um aspecto mais saudável, macio e radiante. Portanto, enquanto você não pode esperar um milagre da noite para o dia, uma boa máscara pode, sim, dar aquele empurrãozinho que sua pele precisa!
Faz mal dormir com uma máscara facial?
Dormir com uma máscara facial nem sempre é uma boa ideia. De acordo com Patrícia, alguns produtos não são adequados para essa função. “Tudo depende da quantidade e dos tipos de ativos. Máscaras à base de argila ou carvão ativado, por exemplo, não devem ser utilizadas para dormir, pois ressecam bastante a pele”, recomenda a dermatologista.
Algumas, como as famosas máscaras noturnas, são desenvolvidas justamente para serem usadas durante o sono, aproveitando a noite toda para hidratar e revitalizar a pele. O segredo é ficar atenta aos ingredientes: máscaras que oferecem uma hidratação potente geralmente são seguras para a noite toda, enquanto aquelas com ação purificante precisam de um uso mais controlado.
No caso da máscara da Biodance Bio Colágeno, como ela contém ativos hidratantes, não há problema em deixá-la no rosto durante a noite.
Especialista indica o que pode deixar a pele mais bonita
Uma máscara famosa do TikTok pode até dar aquele brilho na sua pele, mas não será a solução para manter o rosto com um aspecto bonito e natural. Segundo a dermatologista, tudo começa com uma rotina de cuidados adequada às suas necessidades.
O básico é simples e funciona: limpeza, hidratação e, claro, protetor solar todos os dias. Esses passos são fundamentais para manter a pele protegida e bem cuidada. “Além disso, a partir dos 20 ou 25 anos, é interessante incluir ativos antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres produzidos ao longo do dia, e ingredientes que estimulam a renovação celular, como retinoides e alfa-hidroxiácidos”, orienta Patrícia.
Agora, se você quer potencializar ainda mais os resultados, os procedimentos estéticos são grandes aliados. “Técnicas como peeling, microagulhamento, bioestimuladores de colágeno, laser e ultrassom microfocado podem melhorar significativamente a qualidade da pele”, indica a dermatologista. A chave é montar uma rotina personalizada e, se necessário, buscar procedimentos para alcançar a aparência desejada!
Leia também: O segredo delas: 6 alimentos ricos em colágeno que combatem as rugas de dentro para fora