Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Cada alimento tem seu lugar na cozinha. Embora quase sempre acabemos por colocar as coisas na geladeira, no freezer ou na despensa, há certos alimentos que requerem cuidados especiais se quisermos que sejam conservados por muito tempo sem perder muito de suas propriedades.
Entre os principais alimentos conservados incorretamente, está a banana, uma das frutas mais consumidas, tanto pelo sabor como pela praticidade de poder levá-la para qualquer lugar. Manter as bananas frescas é simples, mas exige levar em consideração uma série de cuidados que explicamos a seguir.
Leia também: Estou obcecada por chuchu depois que incluí esse ingrediente popular na receita
Como fazer as bananas durar mais tempo
Deixar uma banana no compartimento de frutas da geladeira ou em uma cesta com outras frutas é um erro, pois isso faz com que ela apodreça mais cedo, devido à liberação de etileno. Porém, existe uma solução para conservar as bananas da melhor forma possível, para durarem vários dias sem problemas: guarde-as em temperatura ambiente.
As bananas, assim como o abacate e a maçã, são frutas que continuam a amadurecer mesmo após a colheita. Por isso, depois de um bom número de dias, elas acabam apodrecendo. Ao contrário do que muitos pensam, colocar bananas na geladeira para mantê-las geladas não é o ideal.
Embora a temperatura da geladeira possa evitar que as bananas fiquem maduras demais por alguns dias, ela também afeta suas propriedades. As bananas são frutas tropicais que crescem em climas quentes e mantê-las frias faz com que percam nutrientes, textura e sabor.
Por isso, o melhor que podemos fazer para conservar as bananas é armazená-las em temperatura ambiente, mas longe de outras frutas e alimentos. Você também pode cortar todo o caule da banana com uma faca, sem realmente cortar a fruta em si, pois é na ponta do caule que o etileno é liberado. Embrulhar a ponta do caule em plástico ou papel alumínio também é uma boa opção.
Leia também: Esses alimentos NUNCA devem ser requentados. Nutricionista fala dos riscos e quais são as alternativas