Nutricionista funcional integrativa e fitoterapia funcional. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iMesmo quem segue uma alimentação saudável na maior parte do tempo não precisa abrir mão totalmente das delícias (e da praticidade) de pedir um delivery de vez em quando. É verdade que existem muitas opções tentadoras recheadas de calorias, gorduras e carboidratos simples - mas não é só isso que você encontra nos cardápios.
É possível, sim, pedir delivery sem chutar o balde na dieta. E, para te ajudar nessa missão, conversamos com a nutricionista Mariana Moretti, da Clínica Mantelli, que trouxe algumas dicas valiosas sobre como fazer escolhas mais conscientes.
A importância da escolha consciente
Mariana começa ressaltando que, embora o delivery seja uma alternativa prática, nenhuma refeição de delivery se compara à qualidade de uma preparação caseira. "Quando você cozinha em casa, pode selecionar minuciosamente a qualidade da matéria-prima e dos temperos usados”, fala.
Isso não quer dizer, porém, que você não pode nunca pedir um delivery. Pelo contrário! “Apenas é fundamental que, ao optar por um delivery, você se atente à lista de ingredientes e aos rótulos. As escolhas precisam ser conscientes e assertivas", completa.
Com isso em mente, a nutricionista separou quatro opções de delivery que podem ser consideradas mais saudáveis e que vão te ajudar a “matar a larica” sem exagerar na dose. Dá uma olhada nas opções e veja qual você gosta mais!
1. Ceviches
“Os ceviches são uma ótima opção, seja com peixes ou camarões marinados no suco de limão, acompanhados de cebolas, vegetais, ervas e especiarias”, fala Mariana. Segundo ela, essa preparação é rica em proteínas e micronutrientes (vitaminas e minerais) que proporcionam uma refeição leve e refrescante. Além de saborosos, os ceviches são facilmente encontrados em muitos menus de delivery.
2. Escondidinhos
Outra opção nutritiva são os escondidinhos. “Nesses casos, priorize preparações com purê de abóbora, de mandioca, de inhame ou de batata-doce, além de opções recheadas com frango ou carne e legumes em generosidade”, recomenda. Segundo ela, o escondidinho é ótimo para a saciedade e para a qualidade digestiva - e o uso de purês saudáveis aumenta o teor de fibras da refeição, ajudando na digestão e promovendo uma sensação de bem-estar.
3. Moquecas
As moquecas, feitas com peixes, pimentões, tomates e leite de coco, são uma escolha ótima para as dietas. Além de serem ricas em nutrientes, essas preparações têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, graças ao uso de ervas e especiarias. “Ao optar por uma moqueca no delivery, você garante uma refeição saborosa e cheia de benefícios para a saúde”, fala Mariana.
4. Espetinhos proteicos
Por fim, os espetinhos proteicos são uma excelente alternativa para quem busca praticidade e sabor. Você pode escolher entre frango, carne vermelha, peixes ou frutos do mar, todos assados ou grelhados com uma variedade de legumes. “Esses espetinhos não apenas são gostosos como também são ótimos para a saciedade, oferecendo uma grande quantidade de proteínas”, garante Mariana.
Mais dicas para boas escolhas no delivery
Pedir delivery enquanto está de dieta não precisa ser uma missão complicada. Com essas opções você pode sair da rotina sem sair da dieta. Mas ainda existem outras dicas da nutricionista que você pode seguir sempre que quiser pedir delivery. Dá uma olhada!
- Prefira sempre pratos grelhados ou assados em vez de frituras, para reduzir o consumo de gordura saturada
- Escolha opções que contenham legumes e vegetais, o que aumenta a ingestão de fibras e nutrientes
- Tenha cuidado com molhos pesados e calóricos, como maionese e creme de leite. Prefira molhos à base de iogurte, ervas ou azeite, se possível
- Quando possível, peça para substituir carboidratos refinados (arroz branco, massas) por versões integrais, que são mais ricas em fibras
- Atenção aos ingredientes escondidos, como excesso de sódio ou conservantes em molhos e temperos industrializados
Por fim, a nutricionista lembra de que é importante sempre verificar os ingredientes e fazer escolhas informadas. Assim você pode comer bem, matar a vontade de uma comidinha diferente e ainda ficar 100% na sua dieta!
Leia mais: 10 dicas de alimentação saudável para quem mora sozinho