Nutricionista e educador físico da Clínica Nova Anália Estética Avançada. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamen...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe o seu intestino demora a funcionar pela manhã, talvez a solução para esse problema esteja bem na sua fruteira. Existem alimentos que ajudam o organismo a dar aquele “start” logo nas primeiras horas do dia, especialmente uma fruta (muito conhecida por sinal) que faz toda a diferença nesse processo: o mamão.
Para quem está acostumado a comer somente a polpa da fruta e não adiantou em nada na prisão de ventre, existe um truque que vai fazer toda diferença: comer o mamão com semente e tudo! Para entender melhor os benefícios desse hábito alimentar, o MinhaVida entrevistou o nutricionista William Petter que deu algumas dicas de como consumir a fruta.
Leia mais: Papaia ou formosa: qual o melhor mamão pra saúde?
Os benefícios do mamão para o intestino
O mamão se destaca como uma fruta amiga do intestino, cheia de propriedades que fazem a diferença no funcionamento do organismo, especialmente no trânsito intestinal. Um dos grandes trunfos do mamão é a presença da enzima papaínam conforme explica o nutricionista William Peter. “Essa substância é conhecida por ajudar na quebra das proteínas dos alimentos, facilitando a digestão e contribuindo para que o intestino funcione como um relógio”.
O mamão é também uma excelente fonte de fibras e possui um alto teor de água. O especialista conta que essa é uma combinação poderosa: “enquanto as fibras aumentam o volume do bolo fecal, tornando o trânsito mais fácil e eficiente, a água ajuda a manter a hidratação e a lubrificação do sistema digestivo”. Essa dupla ação promove um processo de eliminação mais suave e natural.
As pessoas podem comer mamão com semente e tudo!
A maioria das pessoas já se acostumou a tirar as sementes do mamão, mas você sabia que elas são comestíveis e podem trazer vários benefícios para a saúde? É o que explica o nutricionista:
“As sementes de mamão são ricas em fibras e têm propriedades que vão além do comum. Com sua ação antiparasitária e antibacteriana, elas ajudam a proteger o intestino contra infecções e parasitas, funcionando como um escudo natural para o sistema digestivo. Além disso, são ótimas para a limpeza interna, já que auxiliam na eliminação de toxinas e ajudam a manter o intestino funcionando”, garantiu o especialista.
Além do mamão: outras frutas que também ajudam o intestino a funcionar melhor
O mamão é, de fato, uma excelente opção para incluir na sua dieta. Mas, como qualquer hábito alimentar, é interessante variar para garantir que outros nutrientes e fibras entrem em cena, ajudando a diversificar a flora intestinal e a manter o equilíbrio digestivo.
Conheça outras frutas que podem complementar os benefícios do mamão para o intestino:
- Ameixa: conhecida pelo efeito laxante, a ameixa contém sorbitol, um açúcar natural que dá uma ajudinha ao intestino, além de fibras insolúveis que colaboram para a regularidade.
- Maçã: a pectina, uma fibra solúvel presente na maçã, auxilia na formação do bolo fecal e facilita a eliminação.
- Kiwi: essa frutinha é cheia de fibras e contém actinidina, uma enzima que favorece a digestão e ajuda o intestino a funcionar bem.
- Pera: com alto teor de fibras e água, a pera não só hidrata, como também contribui para um trânsito intestinal mais eficiente.
Leia também: Nem mamão, nem ameixa: essa fruta tem muito mais fibras e ainda é mais barata. Descubra os benefícios!