Graduado pela Universidade de Passo Fundo. Residência médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iAs olheiras e bolsas ao redor dos olhos são características que costumam incomodar muitas pessoas. A solução para essas questões geralmente envolve o uso de produtos de skincare específicos, mas existe uma alternativa um tanto inusitada que pode ajudar a melhorar a aparência das olheiras: a vaselina.
Para entender melhor como utilizar esse ingrediente na região ao redor dos olhos, separamos dicas sobre como aplicar a vaselina no contorno dos olhos de forma segura, ajudando a suavizar aquele aspecto de olhar cansado.
Leia mais: Preenchimento de olheiras: valor e antes e depois da técnica de rejuvenescimento da vez
A vaselina é uma substituta para o creme de contorno dos olhos?
A vaselina tem a capacidade de proporcionar uma hidratação intensa e formar uma barreira protetora sobre a pele, evitando a perda de água. Isso significa que ela pode, temporariamente, deixar a área ao redor dos olhos mais suave e com um aspecto menos marcado, semelhante aos efeitos de um bom creme de contorno de olhos. No entanto, ela não é a solução mais completa.
O que falta à vaselina é a composição rica em nutrientes e ativos específicos presentes nos cremes para essa região. Esses produtos são formulados com ingredientes que não apenas hidratam, mas também nutrem profundamente, estimulam a produção de colágeno, reduzem o inchaço e as olheiras e combatem sinais de envelhecimento.
Como aplicar a vaselina corretamente para melhorar as olheiras
Quando o assunto é cuidar das olheiras, a vaselina pode surpreender como uma aliada inesperada. Embora não possua propriedades antienvelhecimento ou antioxidantes, ela desempenha um papel importante como agente oclusivo, ajudando a reter a umidade na pele. Isso significa que, se usada corretamente, a vaselina pode melhorar temporariamente a aparência da região, proporcionando um toque de hidratação extra.
Para potencializar os efeitos, a dica é combinar a vaselina com outros produtos específicos para o contorno dos olhos que contenham ingredientes como ácido hialurônico e glicerina, excelentes para hidratar profundamente e manter a pele com uma aparência luminosa. Além desses ativos, o dermatologista Renato Pazzini, em um artigo anterior do MinhaVida, indicou outro componente eficaz:
“A niacinamida, ou vitamina B3, tem uma vasta ação sobre a pele. Além de hidratar, promove a redução de rugas finas e melhora manchas acastanhadas e avermelhadas. Ela pode ser uma grande aliada do skincare para o tratamento geral da pele e também das olheiras”, diz Renato.
A estratégia é simples: primeiro, aplique o produto de tratamento de sua escolha e, em seguida, uma camada fina de vaselina. Essa barreira ajuda a evitar a perda de umidade, mantendo a área mais hidratada por mais tempo.
Quando evitar o uso de vaselina no contorno dos olhos
A vaselina é um produto muito popular e frequentemente usado para hidratar a pele, mas, quando se trata do contorno dos olhos, é importante ter um pouco de cautela. Embora ela seja indicada para formar uma barreira que ajuda a reter a umidade e proteger a pele, esse benefício não é para todos. Para quem tem tendência a desenvolver milium — aquelas bolinhas brancas e pequenas de gordura que surgem na pele — a vaselina pode ser um problema.
Isso acontece porque a vaselina tem a capacidade de obstruir os poros, o que pode contribuir para o aparecimento desses cistos. O milium é um tipo de cisto sebáceo que, além de inestético, pode ser difícil de remover, exigindo até procedimentos estéticos mais invasivos. Por isso, se você tem a pele propensa a esse problema, é melhor evitar o uso de vaselina no contorno dos olhos, optando por hidratantes mais leves e não comedogênicos.
Leia também: Cuidados contra o envelhecimento da pele dos 30 aos 40 anos