Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O ser humano é um animal de hábitos. A ciência nos diz que ter uma rotina matinal com hábitos certos é uma das formas mais simples de preparar o corpo, mas sobretudo a mente, para atingir os objetivos de produtividade e realização pessoal que se propõe diariamente.
No entanto, a tentação de adiar o despertador e ficar na cama enquanto as coisas que você precisa fazer passam pela sua cabeça é muito maior. Com os três hábitos matinais que propomos será muito mais fácil para você.
Hábitos de sono saudáveis ajudam você a descansar melhor e a ser mais produtivo
Uma pesquisa realizada pela RestoreZ em 2020 revelou que 60% dos americanos não descansavam adequadamente e ao acordar mantinham uma sensação de exaustão que afetava seu humor ao longo do dia, sua concentração e reduzia sua motivação e desempenho no trabalho.
Um estudo publicado na Nature revelou que dormir em média 7 horas contribuíram para reduzir os níveis de estresse e melhorar as conexões cognitivas necessárias para ser mais criativo e produtivo durante o dia.
1 - Reserve algum tempo antes de pular da cama
Acordar descansado e energizado não significa pular da cama e começar a fazer coisas. A professora Jessica Jackson, gerente de estratégia clínica da consultoria psicológica Modern Health, recomenda começar o dia reservando alguns minutos antes de começar, sentando-se e respirando calmamente enquanto encontra uma palavra ou frase que será o lema para o resto do dia.
Pode ser uma declaração de intenções sobre o que você deseja alcançar de forma realista durante o dia, como: “Quero aproveitar meu trabalho hoje” ou “Quero concluir o projeto X”. Esta é uma das rotinas que Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, confessou no podcast de Ben Greenfield. O milionário costuma meditar um pouco antes de começar o dia e planejar toda a sua agenda em torno daquela meta que ele estabelece pela manhã.
Definir uma intenção todas as manhãs antes do trabalho pode ajudá-lo a alinhar melhor suas ações com seus valores, mantê-lo focado em suas prioridades e, o mais importante, motivá-lo ao longo do dia para alcançá-lo, em vez de se distrair com outras tarefas que o desviam do trabalho.
Leia também: Se você é capaz de dizer essas 10 frases com confiança, está vivendo uma vida mais feliz que a maioria das pessoas
2 - Mantenha a desconexão digital por um tempo
Da mesma forma que usar um aparelho antes de dormir pode prejudicar a qualidade do seu sono, pegar o celular logo ao acordar pode acelerar o processo de despertar progressivo que mencionamos na primeira seção. Em vez disso, opte por fazer uma atividade offline por pelo menos uma hora que não envolva o uso de tela, como ler ou começar o dia com uma atividade esportiva.
A ciência sugere que durante o despertar ocorre uma mudança no cérebro que passa da produção de ondas Teta e Delta durante as fases de repouso para ondas Alfa durante os primeiros minutos do despertar, e depois passa a gerar ondas Beta quando o despertar é completo.
Os estímulos causados pelas informações do e-mail ou das redes sociais ao acordar fazem o cérebro passar da fase Teta para a fase Beta, pulando os processos intermediários que fornecem as ondas Delta para Beta. Ver ou ler algo negativo logo pela manhã pode desencadear sua resposta ao estresse e alterar seu humor pelo resto do dia.
3 - Endorfinas: o segredo para um dia feliz está dentro de você
As endorfinas são hormônios conhecidos por seu efeito analgésico e eufórico que proporcionam sensação de bem-estar e felicidade. A produção desses hormônios costuma ser acompanhada de norepinefrina, hormônio que também ajuda a reduzir os níveis de estresse.
O corpo humano produz endorfinas naturalmente ao fazer exercícios, fazer sexo, dançar, ouvir sua música favorita ou realizar atividades que provoquem risos. É o hormônio responsável por fazer você se sentir tão bem após o treino e motiva você a fazê-lo novamente no dia seguinte.
Incentivar a produção deste hormônio proporciona um estado de espírito que lhe permite enfrentar o dia com energia e uma atitude positiva que o ajudará a manter a concentração, aguçar a memória, reduzir o impacto físico do estresse e motivá-lo a atingir seus objetivos ao longo do dia.
Leia também: Vai para uma entrevista de emprego? Essas 4 dicas podem te ajudar a lidar com a ansiedade