Psicóloga do Grupo Mantevida, Pós graduada em Psicologia sistêmica, terapia de casais e família.
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Se abrir e expressar os sentimentos pode ser difícil para algumas pessoas, principalmente no campo afetivo. Apesar disso, há outros sinais que podem evidenciar muito do que sentimos.
A partir de sinais comportamentais e psicológicos é possível descobrir se aquela pessoa está “na sua”. O MinhaVida, com a colaboração da psicóloga Kênia Ramos de Souza, listou 5 desses indícios de que alguém está atraído por você. Confira!
Saiba mais: Quem tem essas 5 características é mais atraente que quem tem apenas a aparência, segundo psicóloga
1. Contatos físicos sutis
Segundo a especialista, um dos sinais de atração são os contatos físicos sutis, como um toque no braço, nas costas ou no ombro. “[Os contatos físicos] podem criar ou fortalecer um vínculo, mostrando cuidado e empatia”, explica.
2. Olhares fixos
Se a pessoa mantém o olhar fixo ao seu durante uma conversa, isso é um forte indício de que há uma atração. Um estudo publicado na revista Computers in Human Behavior investigou o comportamento e concluiu que o gesto ocorre quando um indivíduo busca por conexões mais profundas.
3. Sorrisos espontâneos e frequentes
A psicóloga afirma que “a atração costuma vir acompanhada de sorrisos genuínos”. O gesto pode demonstrar que a outra pessoa está feliz e confortável com a sua companhia.
4. Imitar gestos
Uma pesquisa, publicada na revista Nature, revelou que replicar os gestos de outra pessoa involuntariamente pode ser um fator de atração. Esse espelhamento de ações seria um indicativo de que há um esforço para se criar uma conexão, além de demonstrar um alinhamento.
Saiba mais: Você sente atração por mãos? Entenda o que é hand kink
5. Arrumar o cabelo
Se aquela pessoa não para de arrumar ou tocar o cabelo quando está com você, pode ser um sinal de que existe uma atração. “Esse gesto inconsciente e muito comum em momentos de nervosismo ou em tentativas de se destacar”, informa Kênia.