Dermatologista, graduada em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (2013), no Rio de Janeiro. É especialista em dermat...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê sabia que o segredo para uma pele jovem e sem rugas começa bem antes dos 30 anos? Enquanto muita gente só lembra de cuidar da pele depois que esses sinais de envelhecimento aparecem, o ideal é investir na prevenção desde cedo.
Pequenos hábitos, como hidratar bem a pele, passar protetor solar e manter uma alimentação equilibrada, fazem toda a diferença a longo prazo. O MinhaVida entrevistou a dermatologista Bruna Vallcorba, que indicou cuidados essenciais para retardar os sinais do envelhecimento da pele.
Leia mais: Tem gente dizendo que colocar casca de banana no rosto tem efeito anti-envelhecimento: será?
Esses são os 7 cuidados para prevenir rugas antes dos 30 anos:
Prevenir rugas antes dos 30 anos pode parecer um exagero, mas, na verdade, é a melhor estratégia para manter a pele jovem e saudável por mais tempo. A dermatologista Bruna Vallcorba explica que a prevenção começa com pequenas mudanças na rotina e, quando necessário, procedimentos específicos no consultório. Confira os principais cuidados:
1. Uso diário do protetor solar
O protetor solar é indispensável, independentemente da idade ou da época do ano. “O sol causa fotodano na pele e acelera o envelhecimento das células. Sem dúvida, se eu tivesse que escolher um único produto, seria o protetor solar”, afirma a Dra. Bruna. Para obter um resultado na prevenção das rugas, aplique diariamente e reaplique ao longo do dia, mesmo em ambientes fechados.
2. Botox preventivo
Para quem já nota algumas linhas finas, principalmente entre 20 e 25 anos, o botox pode ser uma excelente prevenção. “É o carro-chefe no consultório e funciona muito bem para evitar que as linhas de expressão se tornem marcas permanentes, especialmente na testa, glabela e ao redor dos olhos (os famosos pés de galinha)”, explica a dermatologista.
3. Cuidado com as linhas do sono
A forma como você dorme também influencia no aparecimento de rugas. “As chamadas 'sleep lines' surgem porque o rosto fica marcado pelo travesseiro, especialmente se dormimos sempre do mesmo lado. Tente variar a posição ou invista em fronhas de seda para minimizar o impacto”, recomenda a especialista.
4. Estimulação de colágeno
A partir dos 20 anos, começamos a perder cerca de 1% de colágeno por ano. Segundo a Dra. Bruna, tratamentos como ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno ajudam a reverter esse quadro. “Eles deixam a pele mais firme e densa, além de prevenir a perda de volume que ocorre com o tempo”, afirmou.
5. Lasers para melhorar a qualidade da pele
Se o fotodano já é uma preocupação, os lasers podem ser aliados poderosos. “O laser Fotona, o Lavien e o de picossegundos são excelentes para melhorar o viço, estimular colágeno e tratar os danos causados pelo sol”, diz a especialista.
6. Bioregeneradores
Tratamentos como Profhilo e PDRN (sim, o famoso ‘esperma de salmão’) são inovadores para quem quer prevenir o envelhecimento antes dos 30. “Eles ajudam a regenerar a pele e aumentar sua densidade, deixando-a mais firme e hidratada”, garante a médica.
7. Exossomos
“Os exossomos são o que há de mais moderno atualmente”, revela a Dra. Bruna. “São nanovesículas derivadas de células-tronco, com alto poder regenerativo, que aumentam a qualidade da pele e reduzem inflamações.” Combinados a outros tratamentos, oferecem resultados ainda mais expressivos.
O que evitar para não causar o envelhecimento da pele
A dermatologista destaca que muitos fatores da rotina impactam diretamente na saúde da nossa pele. Pequenos deslizes, que vão desde a alimentação até o estilo de vida, podem acelerar o envelhecimento das células.
- Excesso de açúcar e alimentos industrializados: de acordo com Bruna, “muitos dos nossos hábitos alimentares, como o consumo excessivo de açúcar e alimentos altamente processados, refletem diretamente na pele. Esses alimentos podem aumentar a inflamação e prejudicar a produção de colágeno, resultando em uma pele menos firme e com rugas mais precoces”. Evitar esses alimentos é fundamental para manter uma pele saudável e prevenir o envelhecimento.
- Não hidratar a pele: “Se hidratar bem é essencial”, explica a especialista. “A falta de hidratação é um dos componentes mais prejudiciais para a pele, muitas vezes mais que a própria alimentação desregrada. A pele precisa de água para manter sua elasticidade e viço. Quando não dormimos direito, não bebemos o suficiente ou não cuidamos da nossa pele adequadamente, estamos acelerando o envelhecimento.”
- Estresse e falta de sono: “Uma vida estressada e noites mal dormidas podem refletir diretamente na pele”, alerta Bruna. “O estresse e o cansaço não só deixam a pele opaca, mas também fazem com que as células envelheçam mais rapidamente. Além disso, o sono é o momento em que a pele se recupera e se regenera, então uma boa noite de sono é essencial para evitar o envelhecimento precoce.”
- Exposição ao sol sem proteção: o sol é um dos principais inimigos da pele jovem. “A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode causar danos irreversíveis à pele, como o fotoenvelhecimento”, explica a médica. “É fundamental usar protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados ou frios, e evitar o sol entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa.”
- Dormir de maquiagem: “Dormir com maquiagem é um dos piores hábitos que você pode ter para a pele”, enfatiza Bruna. “Ao longo do dia, nossa pele acumula sujeira, poluição e sebo, e dormir de maquiagem só faz obstruir os poros, causar inflamação e aumentar o risco de envelhecimento precoce.” Sempre lave o rosto antes de dormir para permitir que a pele respire durante a noite.
Leia também: Xô, rugas! Saiba como retardar o envelhecimento da pele sem procedimentos