Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Coco Chanel dizia que o preto era sinônimo de elegância. Além disso, foi ela quem disse que “as mulheres pensam em todas as cores, exceto na ausência delas. O preto tem tudo”. Obviamente, se estivermos falando de moda, o preto é a cor por excelência. Mas o que significa, em um nível psicológico, usar sempre preto?
O significado de sempre vestir roupas pretas
A psicologia das cores destaca a sua influência nas pessoas e há até especialistas que afirmam que as conexões entre cores e emoções refletem experiências universais. O preto, segundo a psicologia das cores, está associado a sensações e sentimentos positivos e negativos, dependendo do contexto e até mesmo da cultura de que estamos falando.
Por exemplo, o preto está associado à sofisticação graças a marcas de luxo como Chanel ou Tiffany's que até o incluem nos seus logótipos. É uma cor capaz de transmitir seriedade e formalidade, mas é também, historicamente falando, uma cor associada ao mal.
Na Espanha, é uma cor que representa o luto. As mulheres que perdiam alguém usavam preto. Conforme explicado no La Vanguardia, “o luto era a manifestação pública da dor pela qual uma família estava passando e, como primeiro passo, envolvia vestir-se inteiramente de preto”. Historicamente, o preto tem sido associado à morte, que pode nos envolver em uma áurea de mistério, perigo e até provocar uma sensação de medo.
Assim, como a psicóloga Eva Heller explicou em seu livro “Psicologia das Cores”, o preto decodifica o significado positivo de qualquer cor vibrante. Em outras palavras, ele muda o significado e acaba representando o oposto.
“Sempre que o preto faz parte de um acorde com vermelho, amarelo ou verde, ele visualiza um sentimento negativo ou uma qualidade negativa: amarelo-vermelho é o acorde da alegria de viver, mas o acorde preto-amarelo-vermelho é o acorde do egoísmo. A inversão de todos os valores é o efeito mais poderoso do preto”, disse ela.
Quando usamos preto, estamos, de acordo com Heller, representando autoridade, poder, elegância, sofisticação e mistério. Ele também evoca sensualidade e é usado para projetar uma imagem respeitável e até mesmo tradicional.
Para Dorothy Sun e Howard Sun, autores de “Colour your life: How to use the right colours to achieve balance, health and happiness” (Como usar as cores certas para obter equilíbrio, saúde e felicidade), ela é ‘uma cor que nega a luz e aqueles que usam essa cor, rejeitam a luz em si, afastando-se sem permitir que ela seja absorvida’. É uma cor que, segundo os especialistas, “sugere que uma pessoa pode se sentir infeliz, deprimida e miserável” se a usar o tempo todo.
As pessoas que se sentem atraídas pela cor preta, especialmente em sua escolha de roupas, têm geralmente o desejo e sentem a necessidade de recuperar seu próprio poder, conforme explicaram os especialistas. Embora para muitas pessoas a cor simbolize simplicidade e ordem interior.
O que se sabe é que se você sempre se veste de preto, pode estar, sem saber, demonstrando vontade de passar despercebido, seja por ser introvertido ou simplesmente por sentir inseguranças e preferir usar um look discreto que não atraia nenhuma atenção. As pessoas que vestem preto são muitas vezes vistas como sofisticadas e enigmáticas, mas isso pode transmitir uma imagem de poder e intimidação.
Usar sempre um look preto de cima a baixo, como faziam Jean-Paul Sartre ou a cantora Juliette Greco – que também usava maquiagem escura –, também poderia representar a individualidade da pessoa. Maribel González explicou, no El Mundo, que a escolha do preto para estas duas pessoas famosas “não foi caprichosa, foi um símbolo de individualidade, de diferenciação das massas, de reivindicação dos próprios valores e de pessimismo sombrio”.
Como Lara Ferreiro explicou à ABC, “para muitas pessoas, o preto representa força, ou seja, seriedade. É um tom facilmente combinável, sendo normal recorrer a ele. De fato, em uma entrevista de emprego, ele traz muita formalidade”. O preto não apenas transmite seriedade, mas também credibilidade, calma e uma aura de mistério que pode ser atraente ou intimidadora, dependendo do contexto.
Seja qual for o seu significado, uma coisa é certa, como diz a jornalista de moda Pepa Lopez: “Você pode adorar usar roupas multicoloridas ou ter um guarda-roupa cor-de-rosa, mas, mesmo assim, terá algo preto para combinar com elas. Em um mundo de tendências rápidas e voláteis, o preto é um lugar seguro”.
Saiba mais: O que significa mexer muito as pernas quando se está parado, segundo a psicologia