Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Na cozinha utilizamos uma grande quantidade de ingredientes para preparar os pratos mais comuns. Batata, pão, cebola, alface, pimentão... eles são essenciais para se ter na despensa ou na geladeira. Um deles é o tomate, e para te ajudar a mantê-los frescos, uma cozinheira profissional revela um truque para conservá-lo por até seis meses sem estragar.
Leia também: Nem na geladeira nem na fruteira: este é o melhor lugar para guardar os tomates para que não apodreçam
Evitar a perda de umidade
O tomate, com suas diversas variedades (até 300 diferentes ao redor do mundo), está disponível em cores que vão além do vermelho. Existem amarelos, verdes, rosa e até azuis. E todos eles podem durar muito pouco. Mas ainda que já amadurecidos possam servir para receitas de molhos e pastas, é importante ter ciência de que também é possível prolongar sua conservação.
O tomate é um vegetal delicado que pode perder rapidamente o frescor devido, entre outros motivos, à perda de água, principalmente pela evaporação da umidade. A casca do tomate atua como uma barreira natural que retém água, mas não é totalmente impermeável e, com o tempo, a água de seu interior evapora pela casca, fazendo com que o tomate enrugue e perca a textura suculenta.
O ponto onde o tomate ficou preso à planta é uma área particularmente vulnerável, e é neste ponto que ele perde mais água, pois carece da proteção da pele. À medida que esta área seca, o processo de desidratação acelera.
Para interromper esse processo, o chef Saúl Reyes revela um truque que permite manter os tomates em bom estado por até um mês. Para mantê-los em bom estado por tanto tempo, basta um saco plástico com fecho hermético, guardanapos de cozinha e um canudo.
A primeira coisa a fazer é lavar e lavar bem os tomates. Para isso utilizamos um recipiente no qual colocamos uma xícara de vinagre na água e deixamos os tomates descansar por cerca de cinco minutos. Depois tiramos, lavamos novamente só com água e secamos com cuidado.
Agora, em um saco hermético, colocamos vários guardanapos e depois colocamos os tomates. É preciso fechá-lo parcialmente, inserir o canudo, extrair o ar com ele e depois fechar o pequeno orifício do canudo no saco para que os tomates fiquem frescos por mais tempo.
Leia também: 5 receitas saudáveis e fáceis pra quem não quer cozinhar à noite durante a semana
Outro método para preservar os tomates em até 6 meses
O segundo método consiste em utilizar o mesmo sistema, mas cortar o tomate em cubos. A diferença é que, neste caso, não é necessário o uso de guardanapo. Basta colocar os cubos de tomate no saco hermético e extrair o ar, como no caso anterior.
Com este método o tomate pode permanecer em boas condições por três a seis meses. A única coisa a lembrar é que, na hora de utilizá-lo, é aconselhável colocá-lo na geladeira na noite anterior.
Além disso, outros fatores influenciam na conservação do tomate, como a temperatura e a umidade. Um ambiente quente e seco acelera a perda de umidade do tomate, fazendo com que ele estrague mais rapidamente.
Por outro lado, um ambiente muito úmido pode favorecer o aparecimento de mofo ou bactérias. Não devemos esquecer que danos na casca do tomate criam aberturas pelas quais a água evapora mais rapidamente.
Leia também: 5 receitas com tomate e menos de 300 calorias