Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O contato visual revela muito mais sobre uma pessoa do que se imagina. Como parte essencial da comunicação não verbal, evitar ou desviar o olhar pode carregar significados variados, dependendo do contexto social. Mas o que exatamente está sendo transmitido quando alguém desvia o olhar em vez de nos encarar diretamente? E o que nós, ao fazermos o mesmo, estamos comunicando à outra pessoa?
1. Timidez ou ansiedade social
Em muitas situações, evitar o contato visual pode ser um sinal de timidez ou introversão. Pessoas tímidas geralmente acham mais fácil se comunicar sem fazer contato visual e isso pode ser acompanhado de outros comportamentos, como falar em um tom de voz baixo, corar facilmente ou não se destacar em uma multidão.
A timidez, por si só, pode ser algo simples, mas também pode esconder um medo intenso de ser julgado pelos outros, levando à ansiedade social. Essa condição frequentemente se manifesta por comportamentos como desviar o olhar, corar ou suar, especialmente em situações onde o contato visual ou a interação social geram desconforto.
2. Transtornos do espectro autista (TEA)
A sobrecarga sensorial que acontece quando olhamos nos olhos uns dos outros pode ser física e emocionalmente muito estimulante para pessoas com Transtornos do espectro autista (TEA).
3. Esconder algo
Os olhos são conhecidos como o espelho ou a porta para a alma, sendo incrivelmente reveladores e incapazes de guardar segredos. Se gostamos de alguém, cometemos algo que preferimos não contar ou estamos escondendo algo, seja positivo ou negativo, olhar diretamente nos olhos é a maneira mais rápida de expor o que sentimos ou pensamos.
Nesses casos, falar sem estabelecer contato visual torna-se mais fácil. É mais confortável desviar o olhar do que encarar diretamente as retinas da outra pessoa, especialmente quando estamos tentando ocultar algo.
4. Desconforto
Além das razões mencionadas, se você conversar com alguém que não olha nos seus olhos, isso pode ser sinal de desconforto com a conversa ou desinteresse. Existe uma grande diferença entre as duas situações: uma reunião com o chefe não é o mesmo que um bate-papo com um colega de escritório. No entanto, em ambos os casos, desviar o olhar pode ser uma resposta ao desconforto ou ao desinteresse, respectivamente.
5. Sintomas depressivos
Pessoas com sintomas depressivos tendem a olhar para os olhos dos outros por períodos mais curtos do que aquelas que não apresentam esses sintomas. Essa conclusão foi tirada de um estudo no qual os pesquisadores observaram que essas pessoas desviavam o olhar com mais frequência.
6. Tempo para pensar
Em uma conversa, é comum desviar o olhar, enquanto o ouvinte mantém o contato visual. Isso acontece porque, ao acessar a informação que vamos compartilhar, olhamos para o "infinito" como uma forma de buscar concentração. Se olharmos nos olhos da outra pessoa, podemos nos distrair e perder o foco.
Saiba mais: O que significa quando alguém está sempre com o celular no modo silencioso, segundo a psicologia