Nutricionista do grupo Mantevida.
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A edição de 2025 do Big Brother Brasil já começou e – como não poderia ser diferente – tem gerado comentários nas redes sociais. Uma das dinâmicas mais aguardadas e que gera conflitos entre os participantes, é a divisão dos grupos VIP e Xepa.
Enquanto os competidores do VIP tem acesso a alimentos nobres e variados, o grupo da Xepa possui um cardápio restrito, com ingredientes limitados e simples. Dessa forma, os participantes precisam adaptar a dieta conforme os itens disponíveis para o grupo.
O que tem na Xepa do Big Brother Brasil?
De acordo com o jornal O Globo, o cardápio da Xepa conta com alimentos básicos e carnes consideradas de “segunda”. Entre os itens disponíveis estão:
- Carnes: rabada, fígado, dobradinha, moela, língua de boi
- Frutas: limão, banana, laranja
- Itens básicos: arroz, feijão, biscoito, pão, leite em pó, verduras, ovo
- Doces: goiabada e rapadura
Mesmo restritiva, a dieta da Xepa pode ser saudável, como explica Guilherme Rodrigues Miranda Lopes, nutricionista do grupo Mantevida.
“Carnes como fígado, moela e rabada são ricas em proteínas, ferro e vitaminas B, especialmente B12. Frutas como banana, limão e laranja fornecem vitamina C, fibras e antioxidantes, enquanto alimentos básicos como arroz, pão, leite e feijão garantem energia e equilíbrio nutricional”, informa.
Saiba mais: O que é polução noturna, quadro que afetou Pedro Scooby no BBB?
A alimentação da Xepa pode provocar problemas de saúde?
Apesar das propriedades nutricionais dos alimentos da Xepa, o consumo em excesso e a falta de variedade de itens pode gerar consequências a saúde dos participantes.
“As carnes gordurosas podem elevar o risco de doenças cardiovasculares, e o consumo exagerado de fígado pode causar hipervitaminose A ou acúmulo de ferro. A monotonia alimentar e o excesso de açúcar (goiabada e rapadura) também podem impactar a glicemia e o metabolismo”, analisa Guilherme.
O nutricionista ainda aponta que pode ocorrer deficiência de micronutrientes, como de fibras e antioxidantes, comprometendo a saúde intestinal e geral dos competidores.
Saiba mais: "Minha perna ficou gigante", diz Yasmin Brunet, revelando que BBB piorou seu lipedema