
Nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), formada em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Ja...
i
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Você sabia que um simples tempero, que provavelmente está aí na sua cozinha, pode ajudar a fortalecer os ossos e ainda turbinar a saúde do cérebro? Estamos falando do alecrim!
Além de dar um toque especial às receitas, essa erva aromática é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a saúde dos dentes, músculos e, claro, do sistema nervoso.
E os benefícios não param por aí: o alecrim também tem propriedades antioxidantes que ajudam na memória e na concentração. Saiba mais sobre essa erva e como incluí-la na sua alimentação.
Leia mais: Como plantar alecrim em galhos: é muito simples, mas é preciso escolher a parte certa
Alecrim é rico em cálcio e melhora a saúde do cérebro
O alecrim é uma erva mediterrânea muito popular na culinária tradicional. O que você talvez não saiba é que, além de realçar o sabor dos pratos, ele também é uma ótima fonte de cálcio. Segundo especialistas da Vitónica, o alecrim fresco contém 315 mg de cálcio por 100 gramas, enquanto a versão seca ou em pó pode chegar a 1.280 mg por 100 gramas.
Esse alto teor de cálcio merece atenção, especialmente porque, de acordo com o estudo ANIBES, 80% da população espanhola e 72% da população europeia consomem menos cálcio do que o recomendado. Mas os benefícios do alecrim não param por aí: ele também contém um composto que pode contribuir para a saúde do cérebro.
De acordo com um estudo científico, essa erva aromática oferece proteção neurológica devido à presença do ácido carnósico, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres no cérebro. Sem dúvida, esse já é um ótimo motivo para incluir o alecrim nas receitas do dia a dia.
Em quais pratos posso adicionar alecrim?
Agora que você conhece os benefícios do alecrim, pode estar se perguntando como incluir esse tempero às suas receitas para obter todos esses benefícios para a saúde.
Segundo a nutricionista Ana Paula Arantes Pires, em entrevista anterior ao MinhaVida, o alecrim é um excelente tempero para diversos pratos, especialmente os que levam carne de frango e porco. Além de agregar sabor, essa erva traz uma série de vantagens para a saúde:
“O alecrim pode ajudar a proteger as células contra o estresse oxidativo, sendo benéfico no combate a doenças crônicas degenerativas. Graças ao ácido carnósico e ao seu potencial antioxidante, ele tem uma relação direta com o sistema nervoso, auxiliando no controle da fadiga mental”, explica a especialista.
Algumas sugestões de pratos que combinam bem com alecrim são: frango assado com ervas finas, coelho confitado com alho e alecrim, carne de porco ao molho de cenoura e laranja, costelinha assada no forno com alecrim e até mesmo rabanetes assados com essa erva aromática.
Leia também: Alecrim faz o cabelo crescer? Conheça os benefícios da erva e como usá-la