
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

Amadurecer bananas pode ser uma verdadeira arte. Seja banana-da-terra ou banana-prata: conseguir o equilíbrio perfeito ao comprar esse tipo de fruta tropical — não muito verde, mas também nem tão madura — pode ser um grande dilema.
Elas são muito delicadas e não toleram temperaturas excessivamente altas, que podem começar a amolecer e ficar macias em apenas alguns dias. A banana muitas vezes pode nos deixar em apuros, porque não sabemos onde armazená-la ou como armazená-la.
Acima de tudo, isso também nos influencia quando tentamos amadurecer uma banana e descobrimos que compramos exemplares muito verdes e que não há como elas ficarem maduras em um ou dois dias.
Se você costuma enfrentar o dilema de como amadurecer bananas mais rápido, temos uma solução drástica que permite que você tenha bananas maduras em menos de cinco minutos.
Leia também: 10 receitas com banana madura para evitar o desperdício
Doce? Não, amadurecida
Como qualquer fruta climatérica, a banana é um daqueles tipos de produtos que continuam a amadurecer após colhidos. Na verdade, o que acontece quando as bananas são colhidas é que elas são colocadas em grandes câmaras frias onde a temperatura é reduzida a praticamente 0 °C para evitar que a banana amadureça antes de ser distribuída.
A banana é uma fruta muito óbvia na hora de mostrar que está madura, algo que pode ser mais complicado para nós se estivermos falando, por exemplo, de uma laranja ou de uma tangerina, onde temos que confiar principalmente no tato.
Em seus estágios iniciais, estamos falando de uma cor verde mais ou menos intensa que depois evolui para um amarelo brilhante e depois se torna um amarelo um pouco mais opaco. Quando a banana começa a ficar marrom, sabemos que está madura demais.
Se quisermos que as bananas amadureçam e fiquem bem amarelas em questão de minutos, basta usar o micro-ondas. Para amadurecer uma banana rapidamente, coloque-as com casca no micro-ondas e aqueça-as em intervalos de meio minuto até que fiquem levemente mornas por fora e macias ao toque por dentro.
Dessa forma, conseguiremos acelerar o amadurecimento da banana e deixá-la um pouco mais doce. No entanto, tenha em mente que esse processo falso de amadurecimento não produzirá mais açúcar nem tornará a banana que comemos muito mais doce.
Leia também: Banana, de manhã é ouro, de tarde é prata e de noite mata: nutricionista esclarece o que tem de verdade no ditado