
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Quando falamos sobre higiene na cozinha, a maioria de nós segue aquele ritual básico: chegou do mercado, é hora de lavar frutas, verduras e hortaliças. Afinal, ninguém quer ingerir terra, resíduos de agrotóxicos ou microrganismos indesejados, certo? E é verdade — esse cuidado é essencial para a nossa saúde.
Mas tem um alimento que muita gente insiste em lavar e que, na verdade, deveria passar bem longe da pia: o frango cru. Isso mesmo, o queridinho das receitas do dia a dia — que vai bem assado, empanado, em caldos, grelhado ou até em petiscos para os pets — exige atenção redobrada na hora do preparo. E, por mais estranho que pareça, lavá-lo pode ser uma péssima ideia. Quer entender por quê? A gente te explica.
Por que não é uma boa ideia lavar o frango antes de cozinhá-lo?
Lavar o frango cru não é recomendado. O motivo, segundo especialistas, é que ao lavá-lo ou enxaguá-lo, há o risco de espalhar a bactéria Campylobacter por meio de respingos de água nas mãos, roupas, superfícies, utensílios e equipamentos de cozinha. A principal forma de transmissão dessa bactéria é justamente por meio da contaminação cruzada do frango cru com outros alimentos e superfícies.
Para quem não conhece, o Campylobacter é uma das quatro principais causas de doenças diarreicas no mundo e é considerada a causa bacteriana mais comum de gastroenterite, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora essas infecções geralmente sejam leves, elas podem ser fatais para grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade baixa.
Outras bactérias que também podem ser espalhadas para alimentos ou utensílios ao lavar o frango são a Salmonella e a Clostridium perfringens, que também afetam o sistema digestivo humano. Além disso, especialistas destacam que lavar o frango pode causar perda de nutrientes, proteínas e vitaminas. O contato com a água pode retirar a umidade da carne, prejudicando sua textura e suculência no momento do cozimento.
Resumindo: ao lavar o frango, você corre o risco de espalhar bactérias pela cozinha — o que é chamado de contaminação cruzada. Isso pode infectar outros alimentos e, de quebra, o frango ainda perde parte de seu valor nutricional. O resultado? Cozinha suja, comida contaminada e um prato menos saudável.
Como manusear o frango corretamente
A boa notícia é que lidar com frango não é tão complicado. Você pode seguir as orientações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que recomendam:
- Mantenha o frango em recipientes fechados ou bem embalado na geladeira, para evitar que o líquido escorra e contamine outros alimentos.
- Antes de manusear o frango, lave bem as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos.
- Use uma tábua de corte exclusiva para frango cru.
- Lave todos os utensílios que tiveram contato com o frango cru com água e sabão antes de usá-los novamente.
- Ao cozinhar, certifique-se de que o frango atinja pelo menos 73 °C para garantir que todas as bactérias sejam eliminadas.