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A poluição plástica é um problema realmente sério. No passado, falamos sobre como a proliferação de produtos feitos com esse material resultou na presença de micro e nanoplásticos, até mesmo dentro do corpo humano. Uma das melhores estratégias para acabar com esse monstro é a reciclagem.
Infelizmente, um estudo publicado pelo Center for Climate Integrity revelou uma triste realidade: todas essas décadas de esforços de reciclagem foram em vão. Conforme o relatório, intitulado The Plastic Recycling Fraud, a indústria do plástico alimentou a ilusão de que, ao separar suas embalagens, as pessoas estão ajudando o planeta. No entanto, as empresas sabem que a maioria desses materiais não é reciclável em larga escala.
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Uma promessa quebrada desde o início
Globalmente, apenas 9% dos plásticos são reciclados. Apesar disso, a imagem da reciclagem está fortemente ligada ao consumo de plástico desde o final da década de 1980.
Segundo um relatório do Inventário Nacional de Fontes de Poluição Plástica, uma campanha foi realizada nas últimas décadas “para enganar o público sobre a viabilidade da reciclagem de plástico”.
Davis Allen, do Centro para Integridade Climática, disse que a indústria nunca teve a intenção de realmente reciclar, mas sim “fazer as pessoas acreditarem que estava funcionando”.
O documento apoia essa afirmação com material de arquivo, notas de reuniões e depoimentos de ex-funcionários de organizações como o Conselho Americano de Química. Em uma conferência de 1989, por exemplo, um líder da indústria admitiu: “A reciclagem não pode continuar indefinidamente e não resolve o problema dos resíduos sólidos”.
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Reciclagem como estratégia de marketing
Para Allen, a indústria do plástico sempre apresentou a reciclagem como um problema de imagem, não um desafio técnico. O plástico, feito de petróleo e gás, tem uma ampla gama de variantes químicas que raramente podem ser recicladas juntas. Isso torna o processo caro e ineficiente.
Entretanto, quando a proibição de alguns produtos plásticos começou a ser debatida em algumas cidades dos EUA na década de 1980, a indústria optou por promover campanhas de reciclagem como uma solução aparente. Ativistas como Jan Dell alertam que as empresas agora estão promovendo campanhas de reciclagem e fazendo promessas de tecnologias avançadas.
O Conselho Americano de Química disse em uma entrevista que o relatório era “falho” e “desatualizado”, e que esforços reais estão em andamento para mudar a maneira como o plástico é fabricado e reciclado. Apesar dessas declarações, a produção de objetos feitos com esse material deve triplicar até 2050, o que tem gerado alarmes no mundo todo.
Reduzir, reutilizar, reciclar
Embora a reciclagem possa nos levar, até certo ponto, a um futuro sustentável, a verdade é que a verdadeira solução está em fabricar menos produtos plásticos, pois isso retardaria a proliferação desse material no meio ambiente. Nesse sentido, vale lembrar o velho lema que todos nós aprendemos desde pequenos: “reduzir, reutilizar e reciclar”.
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