
Psicóloga do Grupo Mantevida, graduada pela Universidade Paulista de Brasília, com formação em Terapia Cognitivo-Comport...
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

A busca por ferramentas que ajudem a aliviar o estresse e a ansiedade das rotinas corridas se tornou parte do nosso dia a dia. Mas, o que muita gente não sabe é que algo simples — e frequentemente subestimado — pode ser uma poderosa aliada no processo de autoconhecimento e relaxamento: a escrita.
Mais do que um hábito antigo, a escrita terapêutica pode ser uma forma eficaz de organizar pensamentos, acalmar a mente. Conheça mais!
Saiba mais: Como silenciar pensamentos acelerados antes de dormir: 8 dicas práticas
O que é a escrita terapêutica?
A escrita terapêutica nada mais é do que a prática de escrever sobre seus sentimentos e experiencias para si. De acordo com Lays Ximenes, psicóloga do grupo Mantevida, o método ajuda a organizar pensamentos e percepções pessoais.
Ao contrário de outras técnicas de escrita, ou até mesmo de um diário, a escrita terapêutica não possui normas ou se atenta a uma estética. Seu verdadeiro foco está na em ser uma forma de expressão sincera e reflexiva, além de uma ferramenta de cuidado emocional e mental.
Quais são os benefícios da escrita terapêutica?
A escrita terapêutica pode promover diversos benefícios, sendo o autoconhecimento um deles. “Quando o indivíduo realiza a prática, entra em contato consigo mesmo, encarando emoções, pensamentos e comportamentos que vêm à tona diante de situações diversas. Assim é despertada a autoconsciência de seus padrões comportamentais e cognitivos, podendo trazer grandes mudanças positivas para si”, informa a especialista.
Outros benefícios da técnica são:
- Redução do estresse e da ansiedade
- Organização de pensamentos
- Ferramente de enfrentamento de traumas
- Estimulo a criatividade
Como começar a escrita terapêutica?
Não há segredos para a praticar a escrita terapêutica. Basta ter lápis ou caneta e um papel em mãos para começar. Você também pode seguir as seguintes dicas:
- Escolha um ambiente tranquilo para escrever
- Escreva livremente o que vem a sua mente, conte sobre uma situação específica que vivenciou ou sobre o seu dia a dia
- Se preferir, escolha um caderno dedicado exclusivamente para a escrita terapêutica
- Escreva como se estivesse desabafando com um amigo
Saiba mais: Terapia do espelho: prática de autoconhecimento ajuda a melhorar a autoestima