Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – Título Obtido junto ao CFO. Especialista em Periodontia pela Univers...
iCom a informática cada vez mais presente na área de saúde, o que antes era um sonho para a maioria das pessoas tem se tornado cada vez mais realidade. Neste caso específico estamos falando dos implantes dentários, procedimento que trouxe de volta não apenas a estética, mas também a possibilidade de poder se alimentar de forma segura e funcional. Não me recordo durante os meus 24 anos de profissão algo tão revolucionário e que desse tanta satisfação ao paciente como ter seus dentes de volta e uma melhora imensurável na qualidade de vida.
Até pouco tempo atrás, o paciente antes da cirurgia de colocação de implantes precisava ir ao consultório em uma consulta onde o profissional iria fazer uma avaliação das necessidades, explicar ao paciente as possibilidades e pedir alguns exames, estes sim iriam realmente mostrar o que era o não possível se fazer. Em uma segunda consulta, com os exames em mãos, o cirurgião dentista iria mostrar ao paciente o plano de tratamento, valores e depois, se necessário pedir um terceiro exame, neste caso uma tomografia computadorizada ou linear, dependendo da técnica que iria utilizar e esclarecer algumas dúvidas que o paciente pudesse ter.
Claro que durante essas consultas o profissional deixaria de estar atendendo outras pessoas e isso sempre tem um custo, tanto para o dentista quanto para o paciente. Com os avanços da Odontologia, podemos fazer todos esses passos via internet e desta forma conseguir uma redução em torno de 40% do valor cobrado anteriormente.
No inicio desta nova forma de prestação de serviço, fiquei muito preocupado com a relação pessoal entre profissional/paciente achando que isso poderia tornar o atendimento uma ato mecânica e perdesse aquela relação de confiança, fundamental entre cirurgião e paciente. Esse foi meu engano.
Além de baratear o tratamento, os pacientes tornaram-se mais amigos e chegam ao consultório para a consulta como se fossemos velhos conhecidos, pois o paciente se sente muito mais a vontade para fazer todas as perguntas pelo e-mail do que pessoalmente e como relatou uma paciente, ela tirou tantas dúvidas que passou a se sentir segura em fazer o tratamento. As pessoas interessada em implantes entram no meu site e deixam suas perguntas e dúvidas em relação aos implantes (primeira consulta) e estas perguntas são prontamente respondidas por mim.
Após essas dúvidas iniciais, envio a solicitação de uma radiografia simples e de baixo custo para que o paciente possa fazer esse exame em uma das unidades de uma clínica de radiologia que além de estar em todas as regiões de São Paulo, fechamos um acordo onde temos um preço diferenciado e eles entregam esse exame diretamente em meu consultório. Com esse exame, posso avaliar se existe a possibilidade de tratamento, os procedimentos que serão necessários fazer, qual a razão de se escolher entre este ou aquela técnica e o custo desses procedimentos. Todas essas informações são enviadas por e-mail ao paciente e este sempre nos envia muitas outras dúvidas que são esclarecidas.
O paciente recebe uma aula sobre o seu caso clinico. Com o paciente já sabendo o que vai fazer, o valor que irá dispor e qual técnica será utilizada, estando ele de acordo, pedimos a tomografia linear ou computadorizada, de acordo com a necessidade do caso. Não gosto de pedir este exame inicialmente, pois ele tem um custo maior e caso o paciente perceba que naquele momento a colocação dos implantes não seja viável, ele teve um gasto muito pequeno. Porém, quando ele percebe que existe a real possibilidade de tratamento, este exame é fundamental porque me confirma com quase 100% de acerto tudo que eu havia dito antes e não temos surpresas durante o ato cirúrgico.
Com este exame, posso ter em resina ou gesso a boca do paciente em minhas mãos e fazer toda a cirurgia no computador, exatamente como na boca e o paciente pode assistir, via internet, como e o que faremos. Com tudo planejado e todas as dúvidas explicadas, poderíamos marcar apenas o dia da cirurgia, mas é neste ponto que volto a ser tradicional. Marco uma consulta para que o paciente venha ao consultório, faço uma última avaliação com ele e tomamos um cafezinho.
Como já nos falamos diversas vezes, esta consulta é mesmo para nos conhecermos pessoalmente, para que o paciente sinta mais segurança e saiba que ali existe um profissional preocupado com o bem estar dele, paciente. Eu mesmo não gostaria de conhecer o profissional que vai me operar apenas na hora da cirurgia. Profissional e paciente apresentados, relacionamento pessoal efetuado, agora é só marcar a data da cirurgia para colocação dos implantes dentários e voltar a ter o sorriso tão sonhado.