Qual é o seu objetivo? Saúde? Perder aqueles quilinhos ou ganhar massa muscular? Não importa qual é a sua meta, a Dra. H...
iConstantemente somos bombardeados pela mídia com novas fórmulas, suplementos..., mas será que eles realmente fazem alguma diferença em nossa saúde ou até mesmo na estética corporal, será que somente com eles obteremos resultados?
Os alimentos possuem diversos nutrientes (qualquer composto orgânico ou inorgânico, como: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais, água e fibra), que devem ser absorvidos a fim de desempenharem suas funções. A absorção dos nutrientes ocorre, quando o alimento já digerido chega ao intestino delgado e vai para a circulação.
Os nutrientes devem ser consumidos de maneira equilibrada e segura, ou seja, na proporção certa e a origem deste nutriente deve ser segura o suficiente para evitar que ocorra alguma reação adversa.
Cada pessoa tem uma quantidade totalmente individualizada de nutrientes a ser consumida por dia. Esta quantidade é determinada de acordo com sexo, idade, rotina, hábitos alimentares, estado de saúde e objetivos. Há casos em especial dos quais as necessidades podem estar elevadas ou diminuídas. Pessoas com problemas renais, anemia, osteoporose ou gestantes, por exemplo.
Independentemente da necessidade que se tenha dos nutrientes, é necessário fazer com que o organismo consiga absorvê-los de maneira eficiente. Este mecanismo é bem simples; como a absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, a saúde e manutenção do mesmo é fundamental.
Ter uma alimentação mais fracionada, com horários, consumir diariamente alimentos integrais, frutas, hortaliças (legumes e verduras), leite e seus derivados e consumir a quantidade adequada de água, contribuem efetivamente para a saúde intestinal e consequentemente, para a absorção dos nutrientes.
Existem também alguns alimentos que possuem microorganismos vivos que auxiliam nas funções intestinais. Estes são: probióticos, lactobacilos, bifidobactérias e prebióticos. Cada microorganismo destes terá suas ações, tanto no intestino delgado como no grosso, proporcionando restabelecimento da integridade da mucosa intestinal. Desta forma, melhorando a absorção, além de prevenir o câncer de cólon, melhorar o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, reduzir colesterol, melhorar absorção de cálcio, auxiliar contra infecções no trato urinário, estimular a motilidade intestinal e contribuir para a consistência normal das fezes, prevenindo assim, a diarréia e a constipação intestinal. Além de colaborar para que, somente sejam absorvidas pelo intestino, as substâncias necessárias, eliminando o excesso de açúcar e colesterol.
Os alimentos fontes de todos esses nutrientes citados são: leite, iogurte, queijo fresco, coalhada, leites fermentados, alimentos de origem vegetal (ex.: cebola, alho, tomate, cevada, aveia, trigo, mel, alcachofra, aspargo, banana).
Essa foi apenas uma dica, mas se você quer mais para sua saúde e beleza, não deixe de consultar um nutricionista.
Heloisa Adjamian é nutricionista e desde 2003 vem se aperfeiçoando em Nutrição Clínica e Esportiva
Clinica NDP
R: Joel Jorge de Melo, 427 - Vila Mariana (Próximo ao Metrô Santa Cruz)
Telefone (11) 5579-9962
Consultório de Nutrição
R: Voluntários da Pátria, 2820 sala 111 - Santana (Próximo ao Metrô Santana)
Telefone (11) 2972-1222