Médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e d...
iTenho trabalhado com cabelos há anos. Mais do que uma atividade profissional vejo na medicina capilar um trabalho completamente fora dos padrões atuais. Num mundo onde a velocidade é praticamente tudo, fica evidente que um trabalho cujos resultados podem ser lentos e gradativos, é a verdadeira contramão das tendências.
Devido a isto, costumo dizer que meus pacientes me trazem três problemas. Dois deles, a perda de cabelos e a melhora da qualidade dos cabelos, administro através das boas práticas da medicina, que incluem um bom diagnóstico e a escolha de um tratamento que seja eficiente para cada caso. O terceiro problema parece ser mais grave que os dois anteriores: a ansiedade do paciente por resultados.
Digo isto porque já vi pacientes perderem a chance de evoluir em seus tratamentos capilares por conta de uma postura ansiosa ou negativa. Acreditam que tratar cabelos é a mesma coisa que tratar uma leve dor de cabeça, que se resolve com uma simples dose de analgésico. Infelizmente não é assim, e o desânimo em não ver a cabeleira totalmente recuperada a cada retorno, cria mais ansiedade.
Sou otimista. Acredito no trabalho árduo, na disciplina e em uma postura que prega a convicção e a persistência. Sei que apesar da ansiedade, que às vezes também mexe comigo (é claro que quero ver meus pacientes bem o mais rápido possível), resultados realmente consistentes em tratamentos capilares só aparecem após um período de médio a longo prazo.
Atualmente, tenho mudado a maneira como atendo meus pacientes. Tenho tentado ser mais orientador, no que diz respeito ao que devem ou não esperar a cada consulta. Tenho evitado me empolgar demais quando os resultados parecem surgir muito rápido. Assim como, parabenizo os pacientes que demonstram maturidade para entender que seus tratamentos poderão exigir não apenas o uso correto das prescrições, mas também uma mentalidade positiva. É excelente buscar sempre o melhor, junto com o médico.
Tenho investido mais tempo e esforços nos pacientes que chegam com o olhar caído e desanimado na primeira consulta. Tenho mostrado a eles que a postura é importante para a saúde, ainda mais para os cabelos. Faço-os acreditar que as metas que estabeleço vão de encontro ao desejo deles.
Mais do que isto, forço a crerem que é possível melhorar, mesmo que seja passo a passo, comemorando cada cabelo que é recuperado. Acredito nos meus pacientes e tenho certeza de que podem, com sua postura, ser o grande diferencial de seus tratamentos. Desde que queiram, de coração, obter resultados e sigam confiantes a prescrição orientada.
Dr. Ademir Júnior é dermatologista especializado em Tricologia (Medicina Capilar)
Para saber mais, acesse: www.ademirjr.com.br Tel (11) 3864-3967