Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Marek Polakiewicz, 52, engenheiro, é vegetariano há mais de 24 anos e não come carne de jeito nenhum. Mas isso não foi suficiente para que ele ficasse de fora das estatísticas que apontam o colesterol como uma das maiores ameaças à saúde dos brasileiros. Depois de fazer um exame de sangue rotineiro, ele descobriu que tinha o colesterol acima dos 200 mg/dL, considerados limite.
De lá pra cá, Marek vem combatendo seus níveis de gordura no sangue, tentando voltar os índices ideais apenas com a dieta. Mesmo riscando as carnes do cardápio, o engenheiro confessa que não consegue consumir o leite desnatado e largar os queijos amarelos, além de comer muitas massas e pizza. Para dar uma balanceada, o jeito é caprichar nos exercícios (natação e bicicleta, no caso dele).
Cerca de 30% dos casos de colesterol alto devem-se a problemas na dieta. e o caso do Marek mostra que, nem sempre, cortar as carnes resolve o problema , afirma a nutricionista Priscila Moreira, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. As massas, os queijos e o leite integral devem ser vistos com atenção, segundo ela. É muito comum os vegetarianos compensarem suas restrições em alguns alimentos nas massas, alimentos que contêm muitos açúcares simples (carboidratos) e gordura, o que pode aumentar não só o colesterol HDL, como também os triglicérides, afirma.
Os laticínios também merecem atenção, principalmente os queijos amarelos e o leite integral, ambos com grande concentração. O ideal é substituí-los por queijos brancos e leite desnatado. E, na hora da sobremesa, experimente um tablete pequeno de chocolate amargo ou com mais de 70% de cacau. Mas modere, pois os chocolates apresentam gorduras saturadas, devido ao leite e manteiga de cacau , afirma a especialista.
E, quanto ás receitas caseiras, a nutricionista lembra que é preciso ter cuidado. Muito comum, o suco de laranja e berinjela tem fama de milagroso, mas não é bem assim. O suco de laranja é rico em potássio e vitaminas, e a berinjela tem muitas fibras e flavonóides. A mistura é boa para controle do colesterol, assim como uma mistura, por exemplo, de couve com limão , afirma. Mas não é o caso de tomar vários copos de suco e descuidar da alimentação: a dieta balanceada ainda é o melhor remédio.